O Centro Calabrese do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, quer contar e chancelar a saga dos “calabreses pioneiros”, imigrantes italianos naturais da comuna de Morano Calabro, que chegaram ao Rio Grande do Sul para refazer suas vidas, “lavorar”, constituir família e dar origem a um legado.
A iniciativa, intitulada Quem é Você, Calabrês?, começa com a identificação das primeiras famílias que chegaram ao Estado, o registro das fotos de época e os relatos de vivências. A cada ano, o projeto será atualizado, conforme outros sobrenomes forem identificados e integrados ao trabalho.
— O Quem é Você, Calabrês? entregará, como menção honrosa, um certificado aos familiares dos primeiros migrantes vindos da península itálica para se radicar no sul do Brasil entre o final do século 19 e o início do século 20 — completa o presidente do Centro Calabrese do RS, Jose Antonio Celia.
Além da premiação, um e-book está sendo organizado e será disponibilizado nas plataformas digitais da instituição e também em canal no YouTube.
Memória
Projeto resgata a história dos imigrantes calabreses
Intitulada "Quem é Você, Calabrês?", iniciativa pretende contar e chancelar a saga de homens e mulheres que deixaram Morano Calabro, na Itália, para construir um legado no Rio Grande do Sul