Basta um passeio no Vale dos Vinhedos para aguçar todos os sentidos. Ouvir histórias das vinícolas, degustar vinhos, escolher os rótulos favoritos. Tudo faz parte dessa experiência que tem na vindima um de seus melhores momentos.
Nesta época de férias e clima quente, o Vale dos Vinhedos aparece como uma bela opção de passeio. Os motivos são vários. Em primeiro lugar, é tempo de vindima, quando os parreirais estão lotados de uvas e tornam a paisagem ainda mais linda. Além disso, hotéis, restaurantes e demais atrações não estão tão lotados como no litoral. Indo mais além e chegando ao ponto principal: as opções enogastronômicas fazem a gente não querer ir embora.
Veja aqui o que vivenciamos de mais inspirador na região, com dicas sobre oito vinícolas, que vão desde cursos até rótulos que precisam ser degustados.
VINHOS LARENTIS
Nos finais de semana, a vinícola oferece uma atração que tem feito sucesso entre os turistas que passam por lá: o piquenique em meio aos vinhedos. Antes de mais nada, faça uma degustação e conheça os rótulos da casa. Depois, escolha um deles para acompanhar o piquenique, pegue um chapéu e algumas almofadas e não se esqueça da cesta com os quitutes (pães, geleias, queijos, embutidos). Estenda a toalha xadrez em meio às uvas e aprecie sua bebida com os produtos coloniais oferecidos pela vinícola, tudo por R$ 45.
Nossa escolha: Larentis Pinotage
Elaborado com uma uva originada da África do Sul – a Larentis é a única vinícola a trabalhar com essa casta no Vale dos Vinhedos –, é leve e, por isso, combina com verão, sim. Para a harmonização, escolha pratos como carnes brancas ou bacalhau.
Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves – RS
Fone (54) 3453-6469
CASA VALDUGA
A Casa Valduga oferece uma intensa programação para os hóspedes de sua pousada e para visitantes. Uma opção é participar do curso de degustação que pode ser feito mediante reserva. A primeira parte da aula, ministrada por uma enóloga, é uma visita aos vinhedos e à cave. Depois, são degustados vinhos brancos, tintos e espumantes – alguns deles às cegas. A ideia é desvendar aromas, sabores e até memórias despertadas pelas bebidas.
Nossa escolha: Identidade Premium Pinot Noir
Tem aroma intenso de café e lembra também doce de abóbora. Encanta de cara por ser tão aromático, e o sabor não decepciona. Acompanha bem carnes grelhadas e queijos leves.
Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves – RS
Fone (54) 2105-3122
VALLONTANO VINHOS NOBRES
Entre uma degustação e outra, uma pausa para o café se faz necessária. Aproveite que a Vallontano tem um bistrô junto à vinícola. Sente, descanse e não saia de lá sem experimentar o Dolce Sapore, bolo de doce de leite com cobertura de ganache. Chega quentinho à mesa. Só não esqueça de dar uma olhada nos vinhos que a vinícola produz.
Nossa escolha: Vallontano Tempranillo Rosé
De cara, este vinho encanta pela garrafa diferenciada e pela cor. Perfeito para o verão, este rosé é refrescante e delicado. Combina com frutos do mar e massas e risotos com molhos leves.
Estrada do Vinho – RS 444, Km 16 – Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves – RS
Fone: (54) 3459-1006
LÍDIO CARRARO VINÍCOLA BOUTIQUE
O lugar parece uma casa. Toque a campainha, aguarde e prepare-se para conhecer a história da vinícola. A degustação se transforma em um ritual que explora os sentidos, destacando aromas e sabores.
Nossa escolha: Lídio Carraro Dádivas Chardonnay
O típico vinho para um final de tarde de verão. Refrescante e aromático. É versátil e harmoniza com frutos do mar, aves massas e queijos leves.
RS 444, Km 21 – Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves – RS
Fone (54) 2105-255
VINÍCOLA ALMAÚNICA
A imponência da vinícola talvez possa assustar um pouco de início, mas é parada obrigatória para conhecer vinhos incríveis. Assim que entrar, você vai cair direto na área de degustação e varejo, então não hesite em experimentar o máximo de rótulos que conseguir. Depois, desça um andar e visite o restante da vinícola, onde estão os barris de carvalho e as garrafas para fermentação. Preste atenção no aroma dos vinhos sendo produzidos – inesquecível.
Nossa escolha: Reserva Almaúnica Pinot Noir
De cara, esse vinho já impressiona. Trata-se de um tinto leve e refrescante, além de ter um aroma frutado apaixonante. Vai bem com carne vermelha grelhada e massas com molhos leves.
RS 444, Km 17,35 – Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves – RS
Fone (54) 3459-1384
MIOLO
Destino frequente da maioria dos turistas, oferece degustações para grandes grupos a cada meia hora. Tem um portfólio bem extenso de rótulos, ou seja, impossível não achar um que agrade. A vinícola oferece ainda visitação às caves e aos parreirais, além de cursos de degustação.
Nossa escolha: Couvée Giuseppe Chardonnay
Bem cremoso na boca, é aromático na medida e tem acidez equilibrada.
RS 444, Km 21 – Vale dos Vinhedos
Fone 0800-9704165
DON LAURINDO
Os vinhedos da Don Laurindo são impressionantes. Antes de começar o passeio, pare e aprecie. A história do local é logo contada por Moisés Brandelli. Moisés, enólogo, faz parte da quarta geração da família e conta a relação dos Brandelli com os vinhos com tanta empolgação que é impossível sair de lá sem comprar uma garrafa. Na degustação, o visitante é quem se serve diante de um balcão com variedades da vinícola. Uma área reservada guarda raridades – vinhos antigos, muitos da década de 1990.
Nossa escolha: Don Laurindo Ancellotta
Vinho de cor rubi intensa. Aromático, combina com pratos leves.
Estrada do Vinho – Linha 8 da Graciema – Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves – RS
Fone (54) 3459-1600
ANGHEBEN
A vinícola Angheben é uma grata surpresa no Vale dos Vinhedos. Produz vinhos de castas como a portuguesa touriga nacional e a italiana teroldego. Localizada em um pequeno galpão, pode passar despercebida. Mas não deixe de conhecer. Ao entrar, você pode ir direto ao balcão que fica do lado esquerdo. Lá está o enólogo Eduardo Angheben, que dá uma aula sobre vinhos e harmonização, enquanto vai oferecendo as taças de cada qualidade produzida pela vinícola. Ele destaca o mais famoso vinho Angheben: o Barbera.
Nossa escolha: Angheben Gewürztraminer
Aroma floral intenso, ele ativa os sentidos. Segundo Eduardo Angheben, combina com queijos brie e camembert. Escolha perfeita para o verão.
RS 444, Km 4 – Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves – RS
Fone (54) 3459-1261
Outras Vinícolas na região:
Vinícola Dom Cândido
Fone (54) 2521-3500
Famiglia Tasca
Fone (54) 3453-2210
Pizzato Vinhas & Vinhos
Fone (54) 3459-1155
Cave de Pedra
Fone: (54) 3459-1267