*Diego viajou a convite da Have a Nice Beer
A Dinamarca é o paraíso para quem aprecia a boa comida e a boa bebida. É lá que se encontram 11 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin – uma honra e tanto. Entre eles, o melhor do mundo: o Noma, que tem sua cozinha assinada pelo chef René Redzepi. Mas não é só por essas razões que a Dinamarca é um destino desejado pelos apaixonados por gastronomia. O país, especialmente Copenhagen, tem comida de rua de qualidade, cervejas incríveis, bares diferentes, pratos típicos e até mesmo restaurantes dentro do parque que teria inspirado Walt Disney. E tudo com simplicidade e bom atendimento.
Reunimos aqui o que mais curtimos no país. Essas dicas podem servir como o esboço de um roteiro que você pode fazer por lá.
Torvehallerne
Uma das maneiras mais interessantes de conhecer a cultura de uma cidade é visitar o mercado público. Em Copenhagen, este lugar parece de mentira de tão limpo, organizado e bem apresentado. Com estrutura externa de vidro, o lugar oferece carnes, peixes, frutas, legumes, chocolates e muito mais. Impossível sair de mãos vazias. Um pit stop na banca de vinhos orgânicos e mais outro para provar um smørrebrød.
Faxe
A Royal Unibrew é a segunda maior cervejaria da Dinamarca. Com dezenas de rótulos dos mais variados estilos, a empresa é responsável pela consolidação do país como uma das referências em cerveja boa no mundo. Um dos seus rótulos mais consagrados e que pode ser encontrado no Brasil é a Faxe. Produzida na cidade de mesmo nome, distante uma hora de Copenhagen, oferece boa variedade de cervejas com alto teor alcóolico. Com posicionamento voltado ao público masculino, a cerveja é reconhecida por levar os símbolos dos vikings na marca e por suas imponentes latas de 1 litro. A cervejaria está apostando alto no Brasil para 2015, tanto é que, em março deste ano fará o lançamento mundial de sua Witbier no país. A cerveja, com 5,2% de teor alcoólico, tem estilo alemão e apresenta notas de coentro e casca de laranja.
Odense
Situada a cerca de 150km de Copenhagen, Odense é uma charmosa cidade cheia de história. Nasceu ali o famoso escritor Hans Christian Andersen, criador de clássicos como O Patinho Feio e A Pequena Sereia. Anderssen hoje dá nome a uma das melhores cervejas produzidas por lá. Na gastronomia, destaca-se o restaurante Gronttorvet, com muitos pratos tradicionais à base de arenque.
Street Food Copenhagen
A febre da comida de rua também já ganhou a Dinamarca. Mas o clima frio do inverno traz variações interessantes para a cidade, como o Street Food Copenhagen, um galpão coberto e aquecido com lareiras que abriga dezenas de contêineres com estações de cozinha do mundo todo. Do churrasco brasileiro preparado por um gaúcho de Novo Hamburgo até as impronunciáveis comidas coreanas. Uma parada obrigatória é o contêiner do Polsen, que oferece o famoso hot dog dinamarquês, com salsichas maiores que o pão e coberturas pouco comuns para o paladar brasileiro, como relish de pepino (conserva feita com pepino e outros ingredientes) e muita pimenta. Se você é da turma dos burgers, vai gostar do Surf & Turf, que leva carne, queijo, cebola no whisky e camarões.
Nimb
Outro ícone da gastronomia dinamarquesa é o restaurante Nimb, localizado no parque Tivoli. Antes do jantar, vale um passeio pelo local, um dos mais antigos do mundo que, dizem, inspirou Walt Disney. Com um cenário que parece sair dos filmes de contos de fadas, tem opções para todas as idades. Após o passeio, é hora de relaxar no Nimb, que oferece pratos da culinária francesa com toque local. Do menu, saltam aos olhos produtos incomuns, como o coração de pato e beterraba branca. Com um toque sofisticado mas muito sabor, uma sobremesa de pão de mel e sorvete de cerveja Weiss finaliza a experiência.
Smørrebrød
O smørrebrød é o prato típico da Dinamarca. Sua tradução literal seria de pão com manteiga. Mas é muito mais do que isso. Coberturas elaboradas são servidas sobre um pão de forma escuro chamado de rugbrød. Entre os principais ingredientes, estão: arenque, salmão, aspargos, pepino e molho remoulade. Um dos mais tradicionais restaurantes especializados no assunto é o Ida Davidsen, onde você escolhe os pratos no balcão.
Relae
Já que reservar o Noma é uma tarefa quase impossível, o Relae desponta com comida saborosa e ingredientes orgânicos. Seu chef, Christian Puglisi, é um dos mais renomados do mundo. A experiência gastronômica no restaurante é marcada pela simplicidade e pelo bom atendimento. O menu degustação de até oito pratos pode ser harmonizado com vinhos naturais, outro diferencial da casa.
Nyvahn
Um dos bairros mais gastronômicos e animados de Copenhagen é o Nyvahn. Conhecido pelo canal com suas casinhas coloridas, o local fica animado no final do dia (no inverno, isso ocorre no meio da tarde). Dezenas de bares e restaurantes com comida típica e boas cervejas são encontrados por ali. Mas também vale destacar a liquor store Skjold Burne. Lá, você encontra bons rótulos do Aquavit, um destilado dinamarquês produzido com ervas aromáticas. Essa bebida é consumida a toda hora pelo povo local. Outra bebida interessante que pode ser encontrada é o hidromel, produzido a partir da fermentação do mel. Vale a pena levar pelo menos uma garrafa de cada na mala para degustar com calma.
Mikkeller
Ícone da cervejaria local, o Mikkeller Bar está sempre cheio de gente que busca beber bem. Apostando nas cervejas sour, de estilo mais ácido e com acréscimo de frutas, Mikkeller se tornou referência mundial no assunto. Tanto é que já produziu mais de 500 rótulos ao redor do mundo. Com um ar despretensioso, o bar ainda serve tábuas de salsichas feitas com cerveja porter e bons queijos locais.