A unidade de Vacaria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) vai passar por ampliação nos próximos meses. O prédio, que fica na Avenida Antônio Ribeiro Branco, no bairro Parque de Rodeios, vai ganhar mais duas salas de aula e dois anexos aos oito laboratórios existentes atualmente.
De acordo com a chefe da unidade, Daniela Basso Poletto, os investimentos são aguardados desde 2018 e servirão para adequar a estrutura à demanda atual. Para se ter uma ideia, são apenas três salas de aula para atender a cinco turmas em situação normal, com aulas presenciais. O espaço insuficiente obriga a criação de estratégias para abrigar a todos, como a realização de aulas em turnos diferentes.
— Cada turma tem entre 50 alunos. Se não fizéssemos em turnos, não teríamos como dar conta. Usamos o auditório como sala de aula, mas ele é alto e a acústica é muito ruim. Não é um local adequado — avalia Daniela.
Atualmente, a unidade oferece o curso de Agronomia em convênio com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Também há estudantes de pós-graduação, mas o curso já se encaminha para o fim.
No caso dos laboratórios, duas salas serão construídas ao lado dos atuais, que também serão reformados. Os novos espaços poderão ser integrados, funcionando como anexos.
A ampliação está orçada em cerca de R$ 532,6 mil e a expectativa é de que as obras durem cerca de seis meses a partir da ordem de início. Como o processo licitatório começou na semana passada, a expectativa é de que os primeiros trabalhos ocorram em janeiro.