"Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida."- Sêneca
Ilustrada
A Associação Sala de Arquitetos, presidida por Gabriela Meletti e André Rigoni, apresentou, na última terça-feira, a 43ª edição do Almanaque Sala de Arquitetos. A proposta ocorreu em formato de transmissão ao vivo e contou com a presença do elenco diretivo da entidade, Alessandra Mosna, Grasiele Forini, Suelen Miglioranza, Bruna Rossi, Flávia Junges e Andressa Barroso.
Cardápio
A Associação de Amigos do 3º GAAAe e o Grupo Conde de Caxias, presidido por Rodrigo Postiglione, promovem, no sábado, dia 12 de setembro, um almoço beneficente. Querem arrecadar fundos para a conclusão da obra de ampliação do Hospital Geral. A função ocorrerá em formato Drive Thru, com retirada no Galpão da UCS. Aos interessados, os ingressos custam R$ 50,00.
Memória
A empresária Denise Werner de Oliveira apresentou, no mês de agosto, na Praia de Garopaba, em Santa Catarina, um empório gastronômico com comida caseira, produtos coloniais e outras delícias. A ideia dela é homenagear o irmão, o chef de cozinha Rodrigo Werner de Oliveira, falecido no fim do ano passado. Ela criou um ambiente simples e aconchegante, com atmosfera de casa, como ele gostava de receber e cozinhar.
Colarinho
A cervejaria La Birra já carimbou seu passaporte para o Festival Brasileiro da Cerveja, adquirindo um estande no primeiro evento nacional, confirmado em terras catarinenses, mais precisamente em Blumenau. Marcado entre os dias 10 e 13 de março de 2021, Charles Segat, gerente de marketing da cervejaria, contou para a coluna que este é o principal festival do setor no país.
.
Pela própria natureza!
Clarissa de Azambuja Fuchs, filha de Luiz Alfredo Fuchs e Gilda Cardoso de Azambuja, geminiana, se afirma versátil e otimista por natureza e é neste ambiente que ela se identifica. Aprendeu que a vida é repleta de mudanças, entre as artes plásticas e a engenharia, optou por graduar-se em Engenheira Civil, área na qual atuou por 20 anos, até que seu lado artista aflorou - literalmente - e não teve mais volta. Trocou a profissão para investir no universo das plantas e das flores. Clarissa é mãe de dois adolescentes, Leonardo Zadra, 16 anos, e Fernando Zadra, 14, e esposa do empresário do ramo da alimentação, Claiton Zadra, nossa entrevistada revela que gosta de um dia a dia alegre, sem rotina! Conheça mais desta dinâmica e criativa persona!
O que é o bom da vida? Acordar com saúde, dar risadas com amigos, amar e saber que se é amada.
Qual sua lembrança mais remota da infância? Uma cena: sentada ao sol no jardim, comendo laranjas com meu avô Ely Azambuja (in memoriam) no seu casarão antigo na Avenida Júlio de Castilhos, próximo à Igreja Santo Sepulcro.
Qual a passagem mais importante da tua biografia? Renascimento, acredito que cada nascimento de um filho nos faz uma nova pessoa. Renascemos junto com os bebês, nos tornamos seres mais evoluídos.
Qual seu maior orgulho profissional? São todos os meus pequenos orgulhos diários, cada retorno de cliente dizendo que ficou muito feliz com um arranjo elaborado por mim, ou que o presenteado amou as flores que recebeu.
Como conheceu o universo das flores? Sempre amei plantas e flores, mas, profissionalmente foi em um curso de jardinagem com o paisagista Tony Backes, em 2012. Percebi que este universo é mágico.
Dizem que os ícones são de barro, concorda? Quem são os seus? Acredito que muitos ídolos são efêmeros, em um mundo com muitas transformações como o nosso, porém os meus ícones e seu legados estão eternizados, entre eles, Cora Coralina, Fernando Pessoa e Leonardo da Vinci. Espero que, no futuro, meus netos saibam quem foram eles.
Qual foi o último presente que ganhou e qual gostaria de ganhar? Ganhei chocolate, quem me conhece sabe que não vivo sem. Gostaria de ganhar uma dose da vacina contra o novo coronavírus (risos).
Como exercita a paciência nesse período de recesso social? Cultivando mudas das mais variadas espécies de plantas, um hobby que virou profissão. É delicioso e tranquilizante passar um dia com a mão na terra.
É ali que busca equilíbrio e harmonia? É também em cada arranjo que faço, na dedicação e foco no trabalho, na conversa com pessoas, aprendendo coisas novas diariamente.
Um projeto dos sonhos? Muitas lojas Bothanica Etc cheias de gente comprando plantinhas para cuidar e presentear, em um mundo mais verde e amoroso.
Livro de cabeceira: um inesquecível foi “Não matem as flores”, do escritor austríaco Johannes Mario Simmel. Atualmente, na minha cabeceira encontra-se “O poder do pensamento Matemático”, do autor norte-americano Jordan Ellenberg.
Filme para assistir inúmeras vezes: “Em Algum Lugar do Passado”, uma obra cinematográfica da década de 1980 dirigida por Jeannot Szwarc.
Quais músicas não saem da sua playlist? Ouço muito o gênero MPB, mas os cantores Ray LaMontagne e Seal sempre estão ali.
Se pudesse voltar à vida na pele de outra pessoa, quem seria? Um cirurgião renomado, que tem nas mãos a chance de melhorar a vida de alguém debilitado. Essa sensação deve ser muito gratificante.
Um sonho: passar uma temporada vivendo em outro país.
Qual a melhor estação do ano? A primavera, que traz com ela a sensação de recomeço.
Um aroma: pitanga madura.
Um objeto de desejo: uma kombi verde.
Fontes de inspiração? Obras de arte, fotografias e a própria natureza.
Uma palavra-chave: criatividade.