Os dados de emplacamentos de veículos do mês de agosto no Rio Grande do Sul mostram um crescimento geral de vendas de 5,86% em comparação ao mês anterior. Destacam-se o desempenho do segmento de automóveis, que apresentou uma elevação de 9,81% no volume de vendas sobre julho, quase o dobro do aumento registrado na média nacional; e das concessionárias de motos, que tiveram vendas 13,55% superiores a julho, impulsionadas pelos serviços de telentregas. O fato de que as lojas puderam, ainda que de forma parcial, voltar a operar por alguns dias, em julho e agosto, permitiu que as concessionárias apresentassem vendas, em média, 50% maiores das obtidas em maio e junho.
Os dados apurados pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul mostram também que as concessionárias de ônibus obtiveram vendas 9,3% superiores às registradas em agosto de 2019, assim como as de implementos rodoviários, que tiveram crescimento de 27% em relação ao mesmo período. Os dois segmentos representativos para a economia de Caxias, baseada na indústria automotiva pesada, foram os únicos com aumento em relação ao mesmo período do ano passado.
Mesmo que agosto tenha números melhores em alguns segmentos, ao comparar os números gerais deste ano com 2019, a redução é de 20,73% nos emplacamentos no Estado. O acumulado de emplacamentos ao longo de 2020 também registra redução de 30,57% no Estado.