A empresa garibaldense Águia Inox produziu cinco reatores em aço inox de 650 litros, que servirão para armazenar as doses da vacina chinesa CoronaVac, parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science na produção do imunizante contra a Covid-19 que vem sendo testado no Brasil. Os produtos made in Serra Gaúcha embarcaram nesta semana para o órgão paulista.
A empresa de Garibaldi trabalha com licitações, principalmente para saneamento de cidades, e foi assim que virou fornecedora do Instituto Butantan. Fundada em 2006, a Águia Inox atende variados segmentos, como alimentício e farmacêutico. Neste último caso, há níveis de exigência de armazenamento que vão dos mais comuns, como alguns remédios encontrados em farmácias, aos mais exigentes, os chamados estéreis injetáveis, caso das vacinas.
_ Foi um grande desafio, mas nossa dedicação e empenho foram muito além da fabricação de cinco tanques, pois sabíamos da grandeza desse projeto _ destaca o gestor da área de Marketing, Vendas e Exportação, Daniel Delucchi.
Vencida a licitação, a empresa levou cerca de dois meses para desenvolver o projeto. Foram mais cerca de 50 dias para a produção. Técnicos do Instituto Butantan também visitaram a fábrica e realizaram duas inspeções em 30 dias. Nesta segunda-feira, os reatores foram enviados lacrados e passarão por uma nova inspeção assim que chegarem em São Paulo.
Os diretores Alex Conci e Leandro César Soccol dizem que estão muito satisfeitos em poder ajudar a amenizar os efeitos da pandemia com a solução em armazenagem. Inicialmente, a Água Inox fornece esses cinco equipamentos, mas a projeção é de ser solicitada a fabricar o dobro para o ano que vem, conforme previsto no edital.
A fabricante de Garibaldi trabalha com tecnologia europeia na linha de produção que ampliou a capacidade para fabricação de mais do que 15 tanques simultâneos. Além disso, a implantação de uma linha de solda automatizada, e segmentada por profissionais especialistas em cada etapa do processo, elevou o patamar de qualidade da Águia Inox nos últimos anos.