A negociação salarial do comércio será mais demorada neste ano. Sindilojas Caxias e Sindicomerciários prorrogaram o debate sobre o tema por 120 dias.
Com vencimento em 1º de julho, data-base da categoria, a negociação vai agora, no mínimo, até 31 de outubro porque os sindicatos acordaram em adiar as rodadas de negociação diante da pandemia.
O Sindicomerciários já entregou a pauta de reivindicações ao Sindilojas Caxias. Foi firmado um aditivo parcial da convenção coletiva de trabalho de 2019/2020, prorrogando o prazo de vigência exclusivamente do estabelecido nas cláusulas sociais por 120 dias.
O adiamento foi acordado com o Sindicomerciários para os municípios de Caxias do Sul e São Marcos. Além disso, o Sindicomerciários de Farroupilha também firmou aditivo de adiamento por 120 dias que vale para Antônio Prado, da base territorial de Caxias.
Embora o cenário do comércio seja pior que o da indústria, não é só isso que torna a negociação do varejo mais demorada do que a dos metalúrgicos, por exemplo. No caso dos metalúrgicos, com negociações encerradas em 20 de julho, as cláusulas sociais só foram renovadas.
Já para o comércio, tudo indica que as cláusulas deverão ser modificadas, até pela sinalização de comerciantes do setor em assembleia, o que sempre torna a negociação mais difícil.