Aguardada desde o final do ano passado, foi oficializada nesta semana a compra da Nakata pela Fras-le. A operação é considerada a maior entre fusões e aquisições da história da fabricante de autopeças das Empresas Randon. O investimento na aquisição da Nakata foi de R$ 457 milhões.
Juntas, as companhias fabricam componentes destinados aos segmentos de veículos leves, pesados e linhas para motocicletas, incluindo conjuntos para suspensão, sistema de direção, e transmissão e soluções para freio.
Segundo o CEO da Fras-le, Sérgio L. Carvalho, a união destas empresas resulta em um dos três maiores fornecedores para o mercado de reposição de autopeças no Brasil. Divulgada ao mercado em 17 de dezembro de 2019, a aquisição foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em 3 de julho e pelos acionistas da Fras-le por meio de Assembleia Geral Extraordinária no mesmo mês.
O negócio oficializado em setembro envolve todas as operações da Nakata, tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais, agregando também os mais de 400 colaboradores. A Nakata tem sede em Osasco (SP), fábrica em Diadema (SP) e centro de distribuição em Extrema (MG).