Com 67% dos votos válidos, a Chapa 1 Sindicato Unido e Forte, com Assis Melo de presidente e Paulo Andrade de vice, venceu as eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região. A contagem dos votos se encerrou por volta das 23h desta quinta-feira (3), após aproximadamente três horas de apuração. A chapa reeleita obteve uma diferença de mais de mil votos da chapa concorrente. Ao todo, foram 3,6 mil votantes. O maior sindicato de trabalhadores da região tem 9 mil associados, mas nem todos têm direito a voto pelo regramento da entidade.
O novo mandato é válido pelos próximos três anos. Com isso, Assis Melo vai acumular cinco mandatos à frente do Sindicato dos Metalúrgicos. Foram três consecutivos, com o primeiro tendo começado em 2002, e depois teve o período em que ele se afastou do sindicato para atuar como vereador e deputado federal. Em 2018, voltou a ocupar a posição de presidente dos metalúrgicos com a saída de Claudecir Monsani.
A última eleição foi realizada nos dias 1, 2 e 3 de setembro, com urnas fixas no sindicato, além de Marcopolo e Randon. Outras urnas percorreram as empresas nas cidades de abrangência da entidade. Além de Caxias do Sul, votaram representantes da categoria em Farroupilha, São Marcos, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua e Nova Roma do Sul.