A rede Dia, que já chegou a ter três unidades em Caxias do Sul, vai encerrar as operações no Rio Grande do Sul. Com isso, dois supermercados da empresa espanhola que funcionam em Caxias do Sul serão fechados: a unidade na Rua Sinimbu, no Centro, e a do bairro Serrano. Outra loja, que funcionava na Avenida Perimetral, no bairro São Leopoldo, já havia sido fechada.
De acordo com o Sindigêneros, entidade que representa os supermercados de Caxias do Sul, ao todo, vão fechar oito lojas na região da Serra. O presidente do sindicato, Eduardo Slomp, destaca que algumas unidades vão só trocar de bandeira, porque são uma das 70 franqueadas no Rio Grande do Sul. Cada operação da rede espanhola tem cerca de 15 funcionários cada, mas o presidente do Sindigêneros acredita que estes profissionais não encontrarão dificuldades de recolocação pois ele destaca que há falta de mão de obra para o setor.
Slomp exemplifica a previsão de geração de 40 vagas para um novo supermercado com o conceito Villagio, da rede Multimercados que administra. A nova unidade vai abrir, até novembro, no bairro Colina Sorriso. Ele destaca que o foco principal da rede espanhola era o preço, e não o serviço, o que também pode ter contribuído para o Dia ter recuado sua operação no Estado. O presidente do Sindigêneros diz que este sistema europeu de atendimento não dá certo por aqui.