A situação de Felipe Carballo teve um novo desdobramento. Nesta quarta-feira (20), o Ovación publicou que o jogador viajou ao Uruguai para realizar tratamento com um especialista de sua confiança por três semanas. Segundo o repórter Juan Pablo Romero, a viagem tem a autorização do Grêmio e é uma nova tentativa para solucionar o problema das dores no púbis do jogador.
Segundo apuração de GZH, as dores são por conta de uma pubalgia. Apesar deste diagnóstico, o volante realizou, em dezembro, uma cirurgia para tratar uma "hérnia do esporte". A identificação da hérnia do esporte aconteceu em avaliação clínica por um médico da confiança do jogador e por um dos especialistas consultados pelo departamento médico do clube, incluindo a participação de uma junta médica.
Em nota publicada no dia 21 de dezembro, o Tricolor informou que esse grupo era composto "pelos médicos do clube, o superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento Luiz Antônio Nasi, o cirurgião geral Leandro Totti Cavazzola e o ortopedista Carlos Roberto Galia".
A cirurgia para a correção da hérnia foi realizada no fim do ano passado. Segundo o clube, o procedimento foi bem sucedido, mas Carballo seguiu relatando dor ao realizar atividades físicas ao retornar aos treinos. Originalmente, e após a cirurgia, a previsão era de um afastamento dos treinamentos por cerca de seis semanas. O que resultaria em um retorno aos trabalhos na primeira quinzena de fevereiro.