O ano letivo iniciou nesta quinta-feira (23), após o feriadão de Carnaval, para os estudantes da rede estadual de Passo Fundo. No total, são cerca de 18 mil alunos espalhados pelas 39 escolas estaduais do município.
As maiores concentrações de alunos são: na Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV), localizada no centro, com aproximadamente 1,2 mil estudantes, seguido do Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis, com 1,1 mil alunos, localizado no bairro Boqueirão. O terceiro maior fluxo de alunos é registrado no bairro Vera Cruz, na Escola Estadual Ernesto Tocchetto, com pouco mais de mil alunos.
Na região, o volume é ainda maior: são 33 mil estudantes matriculados em 120 escolas, segundo a coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Carine Weber Imperator.
Também no bairro Vera Cruz, os cerca de 300 estudantes da Escola Lucille Fragoso de Albuquerque retornaram às aulas nas instalações da Escola João de Césaro, anexo ao Senai.
O prédio da Escola Lucille Fragoso de Albuquerque foi desinterditado em 15 de fevereiro, mas a estimativa da 7ª CRE é que as aulas só retornem ao local em abril, após nova reforma estrutural.
Reformas urgentes
Outras três escolas elencadas pelo Estado com situação urgente para reformas também retornaram às aulas na cidade. O governo estadual deve destinar cerca de R$ 30 milhões para as direções de 176 escolas do Rio Grande do Sul.
Em Passo Fundo, são as seguintes escolas:
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Gervásio Lucas Annes, localizada no bairro Petrópolis
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Monte Castelo, na Vila Rodrigues
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Paulo Jacques, na Vila Luiza