Após a conclusão das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo, no norte do RS, terá de volta a ligação aérea com o Estado de São Paulo. A companhia Azul anunciou a retomada dos voos para Campinas (SP) nesta segunda-feira (25). Inicialmente será uma frequência diária, mas a previsão é que a oferta de voos aumente durante o segundo semestre.
Neste primeiro momento, as ligações entre Passo Fundo (identificado pela sigla PFB) e o Aeroporto de Viracopos (identificado pela sigla VCP), em Campinas, serão realizadas com as aeronaves turboélice ATR 72-600, de 70 lugares.
Pousos e decolagens estão permitidos desde o dia 30 de março apenas para aeronaves que não tenham motor turbojato, ou seja, movidas por turboélice, como os aviões do modelo ATR. Os voos utilizarão a pista recém-reformada e ficarão restritos ao período diurno.
Quando houver a homologação do aeroporto para pouso com aeronaves a jato, a Azul informou que pretende operar a rota com aeronaves do modelo Embraer 195-E1, com capacidade para transportar até 118 clientes.
O voo inaugural ocorreu nesta segunda-feira, com autoridades locais e representantes da direção da Azul a bordo:
— Retomar a operação em Passo Fundo, cidade que sempre nos acolheu muito bem e que tem um carinho enorme pela nossa empresa, nos causa muita satisfação. Foram quase dois anos sem voar pra cá, mas agora estamos de volta e com uma capilaridade aérea ainda maior do que antes da pandemia. Passo Fundo está conectada com nosso principal centro de conexões de voos domésticos no país e o Rio Grande do Sul ganha mais um destino — destaca o assessor especial da presidência da Azul, Ronaldo Veras.
Em Passo Fundo, os voos serão diários em maio, chegando a duas operações por dia em julho e a três em setembro, segundo projeta a Azul.
Agora a companhia passa a operar em 15 cidades no Estado, incluindo as ligações por meio da marca Azul Conecta: Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo, Canela, Alegrete, Bagé, Santa Cruz do Sul, Erechim, São Borja, Santa Rosa e Vacaria, além de Porto Alegre.
As obras no Aeroporto Lauro Kurtz custaram R$ 50 milhões, com investimento dos governos federal e estadual. O novo terminal de passageiros passou de 300 para mais de 2 mil metros quadrados. As reformas também envolveram o pátio das aeronaves e a taxiway, área utilizada para deslocamento ou manobra dos aviões.