A falta de motoristas e cobradores para atuar nas 26 linhas da empresa de transporte coletivo Coleurb, de Passo Fundo, gerou atraso para a população nas últimas semanas. A demora maior que o habitual, segundo os usuários, virou assunto nas paradas de ônibus do município.
Estudante de odontologia, Mariana Pertille Steffen, de 18 anos, tem aulas em turno integral na universidade. Entre os turnos, ela almoça em casa. Nos últimos dias, sentiu que perdeu um tempo maior de intervalo.
— Um ônibus que demoraria dez minutos normalmente para a universidade, agora demora no mínimo 20 minutos. Para retornar, a demora é ainda maior, quase uma hora esperando. Atrapalha muito a rotina para chegar em casa, fazer o que precisa e voltar para a aula, que é obrigação — reclama a jovem.
Seja para ir à universidade, para o trabalho ou outro deslocamento, a comunidade tem percebido maior demora para os translados. A diarista Kelen da Silva embarca na linha que liga o Centro até a Vila Luiza para trabalhar. Segundo ela, os atrasos por volta do meio-dia e no fim de tarde pesam na rotina.
— Em horários de pico, atrasa até 15 minutos. No fim do dia, para voltar, é ainda pior. Antes era de 20 em 20 minutos, agora são 40 minutos. É bem complicado — pontua a passo-fundense.
Os atrasos relatados nas últimas semanas chegaram até o conhecimento da empresa que possui a maior frota em Passo Fundo, a Coleurb, que detém 94 ônibus.
A diretora-presidente da Coleurb, Paula Bulla, relata que os atrasos se justificam por algumas situações pontuais, como a ausência de motoristas e cobradores na última semana, além do período de adaptação de uma nova ferramenta de inteligência artificial da empresa.
— Essa ferramenta fez alterações de rotas e linhas dos motoristas, mudou escalas. Provavelmente, tivemos alguns atrasos pela adaptação com o sistema. Também tivemos muitas faltas de motoristas e cobradores, o que acarretou em atrasos e falta de linhas para atender a comunidade — explica.
Paula declara que a situação começou a se estabilizar desde o fim da semana passada. Inclusive, informou que a empresa está selecionando currículos para contratação de mais motoristas e cobradores.
— Hoje (quarta-feira) já estamos com a linha total em operação. Não tivemos tantas faltas mais.
A ferramenta que Paula se refere foi implementada na Coleurb no fim de janeiro e visa melhorar o atendimento à comunidade por meio de inteligência artificial.
Congestionamentos também afetam
A nova ferramenta também foi criada para facilitar os percursos do motoristas. De acordo com a diretora-presidente, existe um aumento de congestionamento nas vias, além de que Passo Fundo não possui uma pista preferencial para o transporte coletivo.
— A ferramenta vai auxiliar no cumprimento de horários. São alternativas para dar maior mobilidade aos ônibus — completa.
Vagas abertas
A Coleurb está com diversas vagas abertas, entre elas para motoristas e cobradores. Interessados podem enviar o seu currículo pelo site ou presencialmente na sede da empresa, na Avenida 7 de Setembro, 97, de quarta a sexta-feira, das 14h às 16h. É necessário portar carteira de trabalho, RG e CPF para preencher uma ficha no local.