Norteando a pauta do jornalismo da RBS, foram realizadas duas palestras sobre desafios e perspectivas para o desenvolvimento do RS: a cientista política Elis Radmann falou sob o ponto de vista econômico e Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc e um dos três novos membros do Conselho, sob o viés da educação.
Missão
Na ocasião, conselheiros e demais participantes do encontro também debateram a cobertura das enchentes que assolaram o Estado neste mês, destacando a responsabilidade da RBS, como empresa de comunicação, de seguir no tema, apontando soluções para os desafios agora enfrentados pelas regiões mais atingidas, bem como as medidas necessárias para evitar que uma tragédia como esta se repita.
Formado por membros de dentro e fora da empresa, o Conselho Editorial tem a missão de debater e apontar caminhos para temas relevantes no exercício jornalístico, como opinião e informação, transparência, liberdade de expressão, entre outros, abordados semanalmente em colunas em GZH e na Superedição de Zero Hora, aos finais de semana.
Para marcar o primeiro ano de atividades do Conselho, os textos publicados foram reunidos em livro com edição limitada e distribuição para universidades, instituições públicas, empresas de mídia, clientes e parceiros, materializando os valores e premissas que norteiam a atuação dos mais de 500 profissionais que atuam nas redações da RBS.
A composição
Integrantes que permanecem
- Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS.
- Anik Suzuki, Fundadora e CEO da consultoria ANK Reputation.
- Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS.
- José Galló, presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. e membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações.
- Marcelo Rech, jornalista, consultor e colunista de ZH.
- Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte e secretária do Conselho Editorial da RBS.
- Ricardo Gandour, professor de jornalismo na ESP e membro do conselho consultivo do Instituto Palavra Aberta.