A Bolsa de Valores de Nova York fechou em baixa nesta quinta-feira (16), com as ações tecnológicas de grande capitalização pesando sobre o mercado em geral, enquanto os investidores se mantiveram cautelosos antes da volta de Donald Trump à Casa Branca na segunda-feira.
O índice industrial Dow Jones caiu 0,16%, enquanto o tecnológico Nasdaq recuou 0,89% e o índice mais amplo S&P 500, 0,21%.
Wall Street sentiu o peso da queda das ações das chamadas "Sete Magníficas", o apelido dado às maiores empresas do setor tecnológico. Com Alphabet (-1,30%), Amazon (-1,20%), Nvidia (-1,92%), Tesla (-3,36%), Microsoft (-0,41%) e Meta (-0,94%).
A outra integrante desse seleto grupo, Apple, foi a empresa mais afetada do setor (-4,04%) devido às notícias de que perdeu sua posição como número um no mercado de smartphones na China, cedendo lugar para dois de sus concorrentes.
Em 2024, a Apple detinha 15% do mercado da segunda maior economia do mundo, atrás de seus rivais chineses Huawei (16%) e Vivo (17%).
A Bolsa de Nova York também puxou o freio após sua alta de quarta-feira, cautelosa antes do retorno de Donald Trump à Casa Branca e à espera de detalhes sobre a possível implementação de políticas inflacionárias, em especial em matéria tarifária.
Durante a campanha, Trump disse que queria taxar em entre 10% e 20% todos os produtos importados, e inclusive em 60% e até 100% os provenientes da China.
"Há grande incerteza [...] sobre a agressividade com que [o governo Trump] vai aplicar as tarifas e a rapidez com a qual poderá abordar problemas relacionados com os gastos e a regulamentação", disse Christopher Low, de FHN Financial.
* AFP