Sete pessoas, incluindo três crianças, morreram neste sábado (10) em um ataque de drone russo que incendiou um posto de gasolina na cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, disse o governador da região de Kharkiv, Oleg Sinegubov.
"Infelizmente, o balanço dos ataques do ocupante a Kharkiv subiu para sete" mortos, informou Sinegubov no Telegram.
"Entre eles estão três crianças: uma de sete anos, uma de quatro e um bebê de cerca de seis meses", acrescentou.
Os drones Shahed, de fabricação iraniana, "atingiram um posto de gasolina e causaram um vazamento de combustível inflamável, que causou o incêndio de 14 casas particulares", disse o prefeito da cidade, Igor Terekhov.
As chamas forçaram a evacuação de cerca de cinquenta pessoas da área, explicou.
Kharkiv e a cidade de Veliki Burluk, mais a leste, têm sido alvos frequentes de ataques desde o início da invasão russa da Ucrânia, no final de fevereiro de 2022.
O governador regional afirmou que um casal e os seus três filhos "morreram" em suas casas, "uma família inteira de cinco pessoas",devido ao incêndio.
"O corpo do homem foi encontrado no corredor da casa, enquanto a mãe e os filhos tentavam fugir pelo banheiro", disse, acrescentando que um casal de aposentados morreu em outra casa.
Conforme explicou o procurador regional, Oleksander Filachkov, o ataque com três drones destruiu "infraestruturas sensíveis", em referência ao posto de gasolina.
"Houve uma enorme quantidade de combustível" derramado, "o que explica porque o incêndio foi tão terrível", acrescentou.
"Nossa raiva é absoluta. Essas pessoas vão pagar por tudo", disse o chefe da administração presidencial, Andrii Yermak, em mensagem no Telegram.
Em outras partes da Ucrânia, duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um ataque russo na cidade de Veletinske, na região sul de Kherson, informou a administração regional.
O grande porto de Odessa, no Mar Negro, também foi alvo de ataques de drones, que deixaram quatro pessoas feridas, segundo o governador Oleg Kiper.
E em Izmail, nas margens do Danúbio, os ataques destruíram instalações industriais, acrescentou.
No total, 23 dos 31 drones explosivos lançados pela Rússia nas regiões de Kharkiv e Odessa foram derrubados em pleno voo, informou a Força Aérea.
* AFP