Dois naufrágios ocorridos na segunda e na terça-feiras no Mar Egeu, na Grécia, deixaram pelo menos 21 mortos, e várias pessoas continuam desaparecidas - informou a Guarda Costeira nesta quarta-feira (2).
Hoje, 20 corpos foram recuperados pelas patrulhas da polícia portuária na costa da ilha de Eubeia. Neste local, uma embarcação com 68 pessoas a bordo afundou na madrugada de terça-feira. Dez delas foram resgatadas sãos e salvas, disse um porta-voz da Guarda Costeira à AFP.
Outra embarcação afundou na ilha de Samos, no leste do Mar Egeu, na noite de segunda-feira, deixando um morto e sete desaparecidos até o momento, informou a mesma fonte, com base em declarações de cinco sobreviventes.
As autoridades portuárias vão continuar as buscas por possíveis sobreviventes, completou a Guarda Costeira.
Este ano, a Grécia registrou um aumento no número de chegadas de migrantes e de refugiados, a maioria procedente da costa turca, próxima, fugindo das guerras e da pobreza em direção à Europa.
Muitas vezes fatais, os naufrágios são frequentes nesta área. Em outubro, pelo menos 30 pessoas morreram em dois deles no Mar Egeu.
Nos primeiros oito meses do ano, a Guarda Costeira grega informou ter resgatado cerca de 1.500 pessoas, contra menos de 600 no ano anterior.
* AFP