Um drone turco atingiu uma base conjunta das forças curdas e da coalizão internacional antijihadista liderada pelos Estados Unidos nesta terça-feira (22), matando dois combatentes curdos, disseram organizações curdas e uma ONG.
"Uma base conjunta de planejamento e lançamento de operações contra o grupo jihadista Estado Islâmico foi atingida por um drone turco" em uma área ao norte da cidade de Hassaka, no noroeste da Síria, informou à AFP Farhad Shami, porta-voz das Forças Democráticas Sírias (FDS).
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) confirmou que a base foi atacada.
A coalizão internacional, principal base de apoio das FDS e que tem soldados destacados em áreas controladas pelas forças curdas no norte e nordeste da Síria, ainda não se pronunciou sobre este ataque.
A Turquia descreve como "terrorista" o principal componente das FDS, as YPG (Unidades de Proteção do Povo), que considera uma extensão dos rebeldes curdos turcos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
De acordo com Shami, dois combatentes das FDS foram mortos no ataque e três ficaram feridos.
Ele também indicou que o alvo do ataque foi uma "base operacional" da coalizão internacional e das FDS, localizada 25 quilômetros ao norte da cidade de Hassaka, sem especificar sua localização exata.
* AFP