Ao menos 31 pessoas morreram quando um ônibus com convidados para um casamento saiu da estrada e caiu em um desfiladeiro profundo no norte da Índia, informou a polícia nesta quarta-feira (5).
O veículo viajava por uma estrada sinuosa nas montanhas do estado de Uttarakhand quando caiu de um penhasco de 500 metros com dezenas de pessoas a bordo.
Ao final das operações de resgates, 31 corpos foram recuperados e 19 pessoas feridas foram resgatadas, anunciou a polícia estadual através do Twitter. Um balanço fornecido anteriormente informava 25 mortos.
O primeiro-ministro Narendra Modi afirmou que o governo dará "toda assistência possível aos sobreviventes".
"Neste momento trágico, meus pensamentos estão com as famílias em luto", tuitou o governante.
Os acidentes de trânsito são frequentes em Uttarakhand, que inclui partes do Himalaia indiano e várias áreas de peregrinação religiosa.
Mais de 20 pessoas morreram em junho, quando um ônibus que estava a caminho de um santuário dedicado à divindade hindu Yamuna caiu em um desfiladeiro ao norte de Dehradun, capital do estado.
De acordo com um relatório do Banco Mundial realizado em 2021, a Índia é responsável por 11% dos acidentes rodoviários fatais no mundo, apesar de ter apenas 1% dos veículos do planeta.
O mesmo resumo calculou o registro de 150.000 mortes por ano nas estradas do país, uma pessoa a quatro minutos. Acrescenta, ainda, que os acidentes custam cerca de US$ 75 bilhões anualmente para a economia indiana.
Os gastos médicos e a perda de renda deixam muitos sobreviventes na pobreza.
* AFP