A companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair anunciou nesta sexta-feira uma série de acordos sobre condições de trabalho com sindicatos de pilotos em vários países europeus, no momento em que funcionário de cabine ameaçam com novas greves.
A Ryanair afirma em um comunicado que assinou esta semana um acordo com os sindicatos de pilotos SPAC em Portugal, Balpa no Reino Unido e ANPAC na Itália que prevê melhores condições de trabalho e, sobretudo, a negociação de uma convenção coletiva.
A empresa irlandesa informou ainda que prevê a assinatura de um acordo em breve com o sindicato de pilotos SEPLA na Espanha.
Os acordos de trabalho representam um avanço para a empresa, mas estão longe de acabar com o descontentamento entre os pilotos em vários países e, sobretudo, entre funcionários de cabine.
A assinatura de uma convenção coletiva deve permitir aos pilotos empregados diretamente pela Ryanair contratos regidos pelo direito trabalhista de seus países de residência, ao invés do direito irlandês.
Esta é uma das principais reivindicações dos sindicatos há vários meses.
Na quinta-feira, os sindicatos ameaçaram novos protestos no fim do ano se a companhia aérea não modificasse sua posição.
* AFP