O técnico português José Mourinho, despedido em janeiro pela Roma, anunciou na noite deste sábado (1º) a sua chegada ao turco Fenerbhaçe, num vídeo publicado nas redes sociais.
"Boa noite, torcedores do Fenerbahçe. Nos vemos amanhã em Kadikoy (bairro de Istambul onde o clube está localizado) e começaremos nossa jornada juntos", disse o treinador de 61 anos em um vídeo postado no perfil oficial do clube no 'X'.
Segundo a rede privada de televisão NTV, a nomeação de Mourinho como novo treinador do clube será oficializada no domingo.
Nos últimos dias, a imprensa especializada turca tem repercutido rumores sobre a chegada iminente do famoso treinador, que arriscou em turco a palavra 'merhaba' (olá).
Segundo informações vazadas, o presidente do clube, Ali Koç, ofereceu um contrato de "dois anos mais um opcional" a Mourinho, ex-técnico do Real Madrid e do Chelsea, entre outros gigantes do futebol mundial.
O português se transfere assim para um dos três grandes clubes de Istambul para tentar devolver a glória a uma equipe que não vence o campeonato turco há dez anos.
José Mourinho teve de fazer as malas no último inverno europeu, dois anos e meio depois da sua chegada a Roma, com a equipe numa discreta 9ª posição da Serie A e em meio a críticas aos árbitros e dirigentes do clube por parte do veterano técnico.
Na Turquia, liderará o banco da décima primeira equipe de sua carreira como treinador principal, depois de uma trajetória marcada por vários títulos de prestígio.
Entre outros, Mourinho conquistou a Liga dos Campeões com Porto (2004) e Inter de Milão (2010), assim como a Premier League com o Chelsea (2005, 2006 e 2015), a Serie A italiana (2009 e 2010) e a LaLiga espanhola (2012).
Após tantas glórias, sua carreira parece em declínio nos últimos anos, com passagens discretas por Manchester United, Tottenham e Roma.
* AFP