O Catar conquistou em casa, neste sábado (10), o bicampeonato da Copa da Ásia, ao vencer a Jordânia por 3 a 1.
Depois do título de 2019, os jogadores comandados pelo espanhol Tintin Márquez obtiveram sua segunda taça com três pênaltis convertidos por Akram Afif, que terminou o torneio como artilheiro, com oito gols.
A Jordânia, que chegou à final da Copa da Ásia pela primeira vez em sua história - seu melhor resultado haviam sido as quartas de final em 2004 e 2011 - não alcançou o tão sonhado título.
Diante de 85 mil espectadores no Estádio Nacional de Lusail, Afif abriu o placar aos 20 minutos, em um pênalti que ele mesmo havia sofrido.
Porém, os jordanianos, que surpreenderam nas semifinais ao eliminar a favorita Coreia do Sul, conseguiram empatar no segundo tempo (67') com um belo gol de Yazan Al Aimat.
O atacante do Al-Ahli, de Doha, do Catar, marcou após um passe de Ehsan Haddad, superando o goleiro Meshaal Barsham.
Poucos minutos depois, uma falta na área jordaniana foi revista pelo VAR e o segundo pênalti para os catarianos foi confirmado.
Com uma cobrança em que mostrou muita confiança, Akram Afif não perdoou e colocou sua seleção mais perto do título, aos 72 minutos de jogo.
- Esquecer o fracasso da Copa de 2022 -
Já nos acréscimos (90'+5), Afif, eleito o melhor jogador do torneio, garantiu a vitória com um terceiro gol de pênalti.
Ele recebeu a bola na área em velocidade e chegou a desviar do goleiro, que não conseguiu frear e o derrubou. Após a consulta ao VAR, a penalidade foi confirmada.
Mais uma vez Afif cobrou bem e levou a torcida ao delírio no Estádio Nacional de Lusail.
O atacante de 27 anos afirmou que o seu sucesso se deve à "confiança" que os seus companheiros depositam nele. "Não se trata de técnica ou de ângulo. Trata-se de sentir que as pessoas e a equipe estão me apoiando".
Este título tira do Catar o gosto amargo que havia ficado com a eliminação na primeira fase da Copa do Mundo de 2022, na qual também foi o país-sede.
"Assumi o cargo pouco antes do torneio, mas o mais importante foi que conhecia os jogadores e eles implementaram rapidamente as minhas ideias e executaram os meus planos", declarou 'Tintín' Márquez.
Esta Copa da Ásia, que deveria ter sido realizada na China no ano passado, mas foi adiada e transferida devido à covid, será lembrada pelas surpresas, apesar das previsões terem sido cumpridas na final.
O Japão, um dos favoritos, foi eliminado nas quartas de final. A Jordânia chegou às semifinais pela primeira vez, o Tadjiquistão chegou às quartas de final em sua primeira participação no torneio asiático e a Palestina também fez história ao se classificar na fase de grupos.
A próxima edição acontecerá na Arábia Saudita em 2027.
--- Todos os campeões da Copa da Ásia:
Japão - 4 títulos (1992, 2000, 2004 e 2011)
Arábia Saudita - 3 títulos (1984, 1988 e 1996)
Irã - 3 títulos (1968, 1972 e 1976)
Coreia do Sul - 2 títulos (1956 e 1960)
Catar - 2 títulos (2019 e 2023)
Israel - 1 título (1964)
Kuwait - 1 título (1980)
Austrália - 1 título (2015)
Iraque - 1 título (2007)
* AFP