Depois da saturada era dos heróis, quem sabe tenha chegado a era dos videogames. Em breve, duas produções relacionadas aos jogos irão estrear: contando a história do famoso quebra-cabeça eletrônico, o filme Tetris chega à plataforma Apple TV+ no próximo dia 31 de março, enquanto a animação Super Mario Bros: O Filme chega aos cinemas no dia 5 de abril. Nos próximos anos, esses lançamentos tendem a ser rotineiros, como é agora com cada produto da Marvel ou DC.
Décadas se passaram com os games recebendo adaptações duvidosas em filme e séries. A indústria audiovisual segue tentando transformar as histórias dos jogos em um produto palatável, mas falhando muitas e muitas vezes. As animações até conseguem agradar, casos de Castlevania (2017-2021) e Street Fighter II Victory (1995), mas acabam se concentrando em um público nichado.
Já os live-actions são mais complicados. Há casos de adaptações não mais do que decentes (Terror em Silent Hill, de 2006) ou que se tornaram cultuadas por valor afetivo (Mortal Kombat, de 1995, e sua memorável trilha sonora), mas nada que transgredisse. Pelo contrário, os games costumam virar produtos risíveis nas telas — como é o caso de Street Fighter: A Última Batalha (1994), Mortal Kombat: A Aniquilação (1997) e Super Mario Bros (1993) — ou bastante estafantes, vide Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016) e Assassin's Creed (2017).
Porém, o jogo parece estar virando. Após o divertido Detetive Pikachu (2019) e as duas simpáticas sequências de Sonic: O Filme, as adaptações de games podem ter começado a encontrar um rumo. Esses longas são adaptações soltas de suas respectivas franquias e tomam muitas liberdades criativas.
Já The Last of Us, da HBO, está sendo elogiada por trazer muitos elementos da narrativa do game, mas, ao mesmo tempo, injetar uma nova vida na trama principal. Ainda em exibição, a série tem sido um sucesso de público e crítica, despontando como a melhor transposição já feita de um game. Uma segunda temporada da atração já está confirmada.
Quem sabe agora com a régua alta estabelecida por TLOU não surjam mais adaptações de qualidade vinda dos games? O que não falta são filmes e séries em produção. A seguir, GZH separou algumas atrações que estão previstas para serem transpostas dos jogos.
Games adaptados em filme e série
Tetris
Antes de tudo, uma ressalva: não é a adaptação da história de um game aqui (talvez seja difícil para um roteirista tirar uma narrativa coesa de pecinhas se encaixando), mas sim, sobre a batalha de licenciamento de Tetris para o ocidente, nos anos 1980. Taron Egerton (Rocketman) vive o empresário Henk Rogers, que tenta furar o bloqueio dos soviéticos durante a Guerra Fria.
Estreia: 31 de março, no Apple TV+