A presença feminina no setor automotivo foi tema de evento promovido pela Nissan. O Nissan Mulheres 2023 proporcionou discussões sobre a participação, as ações e os projetos das mulheres no segmento automotivo, na montadora e nas suas concessionárias. Um grupo de jornalistas e influenciadoras de 13 Estados do país se reuniu para abordar as iniciativas voltadas à equidade de gênero na indústria automotiva.
Os dois dias do evento realizado em São Paulo permitiram às participantes conversas profundas e, às vezes, reflexivas sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em suas carreiras, bem como as conquistas alcançadas até o momento.
A troca de experiências foi um dos pontos altos do encontro ao permitir que as mulheres compartilhassem suas histórias e aprendizados. Desde o setor corporativo até o acadêmico, as participantes trouxeram perspectivas diversas sobre as barreiras que ainda persistem e os avanços que estão sendo alcançados rumo à igualdade de oportunidades.
No início do encontro, o presidente e diretor geral da Nissan do Brasil, Gonzalo Ibarzábal, apresentou dados comparativos para mostrar que essa também é uma busca dentro da indústria até os dias de hoje. Como exemplo, a Nissan aderiu aos princípios de empoderamento das mulheres da ONU -Mulheres e ao Pacto Global das Nações Unidas - e desenvolvimento de um plano de ação para promover a equidade de gênero em suas operações.
Desde 2021, a presença feminina aumentou de 32,9% para 36% nos escritórios da montadora e de 9,6% para 15% na operação. Hoje 20% dos líderes da Nissan são mulheres. E não para por aqui, no programa de Estágio, 55% das pessoas, ou seja, mais da metade dos 108 participantes, são do sexo feminino.
Para as mães, o auxílio creche de 36 meses, extensão de liderança maternidade de quatro para seis meses, além do programa Mãe 360° dentro do App +Saúde Nissan.