> NEW <
A beleza e a desenvoltura da gaúcha de São Vicente do Sul Talita Hartmann conquistaram o júri e garantiram a ela a coroa de Miss Grand Brasil 2024.A modelo de 27 anos foi a grande vencedora da competição realizada na noite desta quinta-feira (8), na casa de shows Tokio Marine Hall, em São Paulo. Ao todo, 27 misses representantes dos Estados brasileiros participaram da disputa.
A segunda colocação também ficou com uma gaúcha, a Miss Mato Grosso do Sul, Loraine Silveira, que nesta competição representou a terra pantaneira. O terceiro lugar foi para a Miss Alagoas, Laila Vieira.
O Miss Grand Brasil 2024 é a seletiva nacional de um dos principais concursos de beleza do mundo miss, o Miss Grand International, que será realizado no dia 25 de outubro, em dois países, na Tailândia e no Camboja.
Talita Hartmann viveu a infância no interior gaúcho, com a família, até ser descoberta como modelo aos 14 anos. Acumula mais de uma década de experiência em passarelas nacionais e internacionais e, agora, representará o Brasil no concurso global.
Além da beleza — Talita tem a seu favor olhos verdes e 1 metro e 88 centímetros de altura —, a miss investiu no reforço da saúde mental durante a preparação para a seletiva nacional.
Por volta das 22h, o desfile em traje típico — momento em que as misses exaltam características dos seus Estados —, deu início à competição, apresentada pela jornalista Talita Oliveira. O look da Miss Espírito Santo foi escolhido como o melhor traje típico da noite.
Talita usou uma peça feita pelo estilista de Pelotas Flávio Soares nomeado "guardiã da força e da esperança gaúcha", fazendo alusão à força e garra da mulher gaúcha diante de adversidades. A roupa lembra uma pilcha gaúcha, decorada com brilhos, e a modelo carregava a bandeira do Rio Grande do Sul.
Em seguida, a final contou com um show da cantora Vanessa Jackson. Entoando a canção Aquarela do Brasil, de João Gilberto, sua voz embalou a primeira entrada das misses no palco em conjunto, na qual dançaram uma coreografia e se apresentaram ao público.
Top 15
O primeiro corte da disputa levou em conta a desenvoltura das candidatas nas etapas preliminares, como a entrevista com os jurados e os desfiles feitos durante o confinamento no Hotel Wyndham Garden.
As misses que avançaram para o Top 15 foram: Maranhão, Roraima, Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Piauí, Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Desfile de lingerie
Uma das inovações dessa edição foi a substituição do desfile em roupa de banho pelo desfile de lingerie, aos moldes de como costumavam ser os fashion shows da Victoria's Secret. As modelos desfilaram com lingeries pretas e acessórios ao estilo asas de anjo, assinados pelo designer Bruno Oliveira.
Top 10
Vestidas com trajes de gala, as misses voltaram ao palco para a escolha do Top 10. Foram selecionadas as candidatas de Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio de Janeiro, Tocantins, Minas Gerais, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rondônia — essa que havia caído no Top 15, mas voltou ao Top 10 por ter sido a escolhida pelo voto popular.
Ao som de Vanessa Jackson, interpretando I’ll Never Love This Way Again, de Dionne Warwick, as misses fizeram seu desfile de traje de gala.
O look de gala de Talita foi uma criação da estilista mineira Fernanda Baião. Feito em tons de prata com renda trançada e pedras Swarovski, o valor estimado da peça é de R$ 98 mil.
Top 5
Em seguida, os jurados definiram o Top 5. Avançaram para essa etapa Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Piauí.
As finalistas participaram de uma rodada de perguntas e respostas acerca de temas como uso das redes sociais, desigualdade de gênero, importância da plataforma miss, superação de dificuldades e ideias para melhorar o país.