Existe um ditado informal que diz que "sempre há um gaúcho envolvido para contar a história", e desta vez não foi diferente. Se existe um pedacinho do Rio Grande do Sul em todo lugar, é claro que a capital francesa não ficaria de fora. É o que defende o estudante de arquitetura Eduardo Azevedo, 22 anos, que fez sucesso na plataforma TikTok fazendo vídeos "provando que Paris é uma cópia de Porto Alegre", como diz uma das legendas. As publicações do canal somadas chegam a quase 2 milhões de visualizações.
Azevedo, que é morador de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, mas passa boa parte do tempo em Porto Alegre, explica que durante uma viagem com amigos à Cidade Luz começou a notar semelhanças arquitetônicas com a capital dos gaúchos. Na brincadeira, o Arco do Triunfo vira uma imitação do Monumento ao Expedicionário do Parque da Redenção, o Rio Sena se transforma em uma cópia do Arroio Dilúvio e as ruas parisienses são comparadas com as avenidas Osvaldo Aranha e Ipiranga.
— A piada surgiu de forma espontânea. Tenho hábito de transformar tudo em humor quando estou com meus amigos. As duas cidades realmente possuem semelhanças na arquitetura, pois Porto Alegre recebeu reformas urbanas inspiradas no estilo parisiense. A brincadeira foi inverter essa ordem e dizer que, na verdade, Paris que se inspirou na capital gaúcha — explicou.
O estudante afirma que algumas pessoas não entenderam a ironia contida nos vídeos que viralizaram e acabaram por tentar "ensinar" que na verdade as ruas não se pareciam com a capital do RS.
— Foi uma das coisas que mais achei engraçado e curioso. Tinha gente que falava "não tem nada a ver, Paris é muito melhor", o que me chateou um pouco, pois é menosprezar o nosso país. Mas, no geral, muitas pessoas viram a similaridade e quem já esteve lá chegou a comentar "nossa, eu achei a mesma coisa" — afirmou.
De volta à terras gaúchas, Azevedo comenta que ainda está analisando e editando alguns vídeos de Paris para postar futuramente, e declara que pretende continuar na plataforma tanto como produtor de conteúdo quanto como consumidor. O estudante também revela que já possui novo destino: Tóquio.
— Isso junta duas coisas que eu amo muito: viajar e arquitetura. Portanto, poder fazer isso e aliar aos conteúdos é um sonho pra mim. É bem provável que surjam novos conteúdos na próxima viagem, que ainda não tem data específica, mas será para Tóquio — declarou.