Chegou ao fim neste domingo (15) a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, uma das mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Foram 12 dias de dança ao som de bandas típicas, desfiles temáticos, gastronomia farta, exposições de produtos coloniais e artesanato e, claro, muito chope.
Segundo a organização do evento, cerca de 380 mil pessoas participaram dos festejos no período. O público pagante foi estimado em 135 mil pessoas, em 11 dias de cobrança de ingressos no Parque da Oktoberfest. O número ficou abaixo do registrado em 2016, quando 160 mil pessoas compareceram.
"Os dias de chuva intensa prejudicaram a presença de público, mas mesmo assim estamos muito satisfeitos", disse o presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Léo Henrique Schwingel. Durante a semana, a organização deve divulgar os números finais da festa, como consumo de alimentos e bebidas.
O último dia foi marcado pelo Desfile Temático no Centro da cidade. De acordo com a Brigada Militar, 40 mil pessoas prestigiaram a passagem dos nove carros alegóricos e dos 2,2 mil figurantes.
Oktoberfest de Igrejinha começa na sexta
Também bastante tradicional no estado é a edição da Oktoberfest realizada em Igrejinha, no Vale do Paranhana, a cerca de 90 km de Porto Alegre. A 30ª edição da festa inicia na sexta (20) e vai até o dia 29 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings.
Neste ano, o evento terá shows das duplas Zé Neto & Cristiano, Zezé Di Camargo e Luciano, César Menotti e Fabiano, e o cantor Gusttavo Lima, além das bandinhas alemãs e DJs de música eletrônica.
A programação completa e outras informações estão disponíveis no site da festa.