O primeiro dia de campanha, domingo (27), teve a dificuldade da chuva, atrapalhando algumas atividades dos pré-candidatos a prefeito de Caxias do Sul. Mas os primeiros movimentos já foram bem visíveis. E, mesmo que a internet e as redes sociais tenham acolhido atos de campanha dos pré-candidatos a prefeito pelo Novo, Marcelo Slaviero, e pelo PT, Pepe Vargas, o momento de pandemia não inibiu o corpo a corpo.
Alguns candidatos apostaram, desde o primeiro dia, e até na véspera, no estilo tradicional de fazer campanha e pedir votos. Foram os casos de Carlos Búrigio (MDB), Edson Néspolo (PDT), Vinicius Ribeiro (DEM) e Adiló Didomenico (PSDB). Búrigo e seu companheiro de chapa, Elói Frizzo (PSB), foram para o corpo a corpo mesmo na manhã de sábado (26). Fizeram caminhada em bairros da Zona Norte, abrangendo Fátima, Pioneiro, Pôr do Sol, Belo Horizonte e Vila Ipê. Segundo Búrigo, a caminhada ainda foi como "pré-candidato".
Néspolo e o companheiro de chapa, Edson da Rosa (PP), iniciaram a campanha por Ana Rech neste domingo. Participaram de missa na Igreja Matriz, visitaram a exposição Epopeia Imigrante e uma oficina de artesanato focada no trabalho em vime.
Já Vinicius e Kiko Girardi (PSD) começaram a campanha com visita a moradores do bairro Petrópolis e Linha 40. E Adiló, com a companheira de chapa Paula Ioris (PSDB), cumpriu agenda com moradores dos bairros Reolon e Sagrada Família. Antonio Feldmann, do Podemos, apareceu comendo pastel no sábado (leia abaixo).
Pepe realizou uma live no domingo. E Slaviero e Búrigo inauguraram comitês. No caso de Búrigo, foi a Central Comitê dos Candidatos a Vereador.
Outras chapas
As chapas lideradas por Renato Nunes (PL), Renato Toigo (PSL), Nelson D’Arrigo (Patriota) e Júlio César Freitas (Republicanos) não anunciaram ou divulgaram atividades de campanha. Nunes fez live na sexta-feira.
Por enquanto, em reunião
O pré-candidato Júlio Freitas (Republicanos) divulgou sábado nas redes fotos de reunião com a coordenação da campanha. Diz que o time está pronto para a campanha e que a coordenação estava reunida, alinhando os últimos detalhes para o início da disputa eleitoral.
Em nota à imprensa, o partido informou que as atividades iniciam estrategicamente no sábado (3).
O apelo do pastel
O pré-candidato a prefeito de Caxias pelo Podemos, Antonio Feldmann, postou no sábado, véspera do início da campanha, nas redes sociais, foto ao estilo presidente Jair Bolsonaro: comendo pastel.
"Porque sábado é dia de feira. Um final de semana abençoado a todos", escreveu.
A estratégia é mostrar simplicidade em locais que aproximam do povo, na linha "gente comum, de fácil acesso".
Aliás, essa tendência "gente comum" tem ganhado a preferência de candidatos. Recentemente, Pepe Vargas, pré-candidato do PT, mostrou-se em tarefas domésticas, limpando a casa.
Leia também
Pré-candidato a vice-prefeito de Caxias diz que vai se licenciar do mandato de vereador na campanha