As linhas Vila Leon, Cruzeiro e Campos da Serra, que atendem a Estação Principal de Integração (EPI Imigrante) do transporte coletivo de Caxias do Sul, terão mudanças no itinerário a partir desta semana. As alterações ocorrem na saída do terminal de transbordo e têm o objetivo de encurtar o trajeto e reduzir o tempo de deslocamento até os bairros.
Leia mais
Ruas do entorno da EPI Imigrante, em Caxias, serão asfaltadas
Dificuldade de mobilizar equipe após quarentena é causa de demora em pavimentação de rua em Caxias
Obras deixam o trânsito em meia pista na Rua Ernesto Marsiaj, no bairro Petrópolis, em Caxias
O novo itinerário será implantado após a pavimentação das ruas Ernesto Marsiaj e Higino Onzi, que contornam a estação. A obra foi concluída recentemente e estava prevista no projeto inicial do sistema troncalizado do transporte coletivo.
Atualmente, as três linhas que saem da EPI e seguem em direção ao bairro Cruzeiro precisam acessar a BR-116, realizar um retorno e acessar a Rua José Bisol para então entrar na Rua Rodrigues Alves e seguir em direção ao bairro. O trajeto era necessário porque os paralelepípedos que havia na Ernesto Marsiaj e na Higino Onzi não ofereciam a aderência necessária para a circulação dos ônibus, já que se tratam de aclive e declive. Com a pavimentação asfáltica, o problema foi solucionado.
As linhas Cruzeiro e Vila Leon passam a adotar o novo itinerário na quarta-feira (16), enquanto a Campos da Serra adotará o trajeto a partir de quinta-feira (17). Ao todo, as três linhas transportam juntas 103 mil passageiros por mês, conforme dados de agosto. Antes da pandemia, o total chegava a 286 mil mensais.
— Esse tempo todo que hoje é perdido dando essa volta, vai ser retomado. Em termos de quilômetros, são 1,5km (reduzidos), mas em tempo dentro do veículo é bem mais. Se consegue melhorar a frequência e principalmente a hora certa. Quando você coloca um ônibus dentro de uma BR conflagrada em horário de pico, você não sabe se vai levar 15 ou 30 minutos (o deslocamento) — avalia o diretor geral da Secretaria de Trânsito, Jorge Catusso.
A mudança nos itinerários também causará alterações no trânsito dos demais veículos. O motivo é a instalação de semáforos no cruzamento da Rua Luiz Michelon com a Higino Onzi e no cruzamento da Rodrigues Alves com a Abel Postali. Os aparelhos já operam em amarelo piscante e o acionamento definitivo está previsto para ocorrer entre esta segunda-feira (14) e terça-feira (15), dependendo das condições climáticas.