As agências do INSS de Farroupilha, Garibaldi e Nova Prata, na Serra, seguem sem atendimento de médicos peritos nesta terça-feira (29). Cada unidade conta com apenas um profissional no setor, que por diversos motivos não retomaram as consultas presenciais.
Leia mais
Agência do INSS em Caxias reabre sem serviço de perícia médica
Com retomada das perícias presenciais, mais de 40 pessoas serão atendidas no INSS de Caxias nesta segunda
Agência do INSS inicia atendimento de perícias em Vacaria
De acordo com o gerente regional do INSS, Cristiano Koch, em Farroupilha a agência vai passar por vistoria na tarde desta terça para que a categoria avalie se o espaço de trabalho está adequado às normas sanitárias de enfretamento ao coronavírus. Somente depois de avaliar as conclusões será possível definir se o profissional irá ou não retornar ao regime presencial.
Já em Garibaldi, uma verificação no último dia 21 aprovou as medidas de segurança adotadas na agência do município, mas o médico perito precisou sair de licença saúde por 30 dias devido a um acidente. Conforme a gerente da unidade, Silvana Sartori, ele não chegou a retomar o trabalho presencial.
Já em Nova Prata, as vistorias foram realizadas, mas o perito não retomou os atendimentos presenciais. A categoria não informou à gerência da agência as conclusões da verificação ou um possível prazo para retorno. A agenda de perícias segue fechada.
— O médico perito está se deslocando para a agência, mas faz apenas trabalho interno. Foram realizadas vistorias pelo INSS e depois pela associação (dos médicos peritos) na semana passada. Quando o INSS fez a vistoria, foi aprovado, tanto que a agência está aberta — observa Juliane Donatello Maschio, gerente da agência.
De acordo com Juliana, a unidade não precisou de ajustes estruturais. Os equipamentos de segurança, como barreiras de acrílico, viseiras e álcool gel, entre outros, já estão disponíveis.
Na Serra, além dos três municípios, também há perícia médica nas agências de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela e Vacaria. Em Vacaria, a retomada do serviço ocorreu há uma semana. Já em Caxias, Bento e Canela, os profissionais voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (28), ainda que de forma parcial. Na maior cidade da Serra, por exemplo, apenas quatro dos 11 profissionais estão realizando o atendimento.
As agências do INSS retomaram o atendimento presencial no último dia 14 de setembro. Essa também era a data marcada para o retorno dos médicos peritos. No dia 11, contudo, a associação nacional da categoria emitiu um comunicado informando que não realizaria os atendimentos devido à falta de segurança sanitária nas agências do INSS. A partir da manifestação, uma série de adequações seguidas de vistorias de médicos peritos foram realizadas em todo o país. Os peritos também obtiveram uma liminar na Justiça permitindo que eles não realizassem o atendimento presencial, mas a decisão acabou derrubada.