Diferente da vizinha Gramado, que não realizará espetáculos natalinos neste ano, Canela irá manter o Sonho de Natal em 2020 com apresentações presenciais. Para isso, o evento foi remodelado levando em conta os protocolos sanitários específicos para garantir a segurança dos espectadores. A 33ª edição está prevista para o período de 22 de outubro a 10 de janeiro de 2021.
Entre as medidas previstas está a concentração dos espetáculos em frente à Catedral de Pedra, o que permite a possibilidade de distanciamento em função do amplo espaço. Quatro alternativas são estudadas para evitar aglomerações: sinalização no chão, cadeiras alocadas com distanciamento, plataformas para grupos familiares ou drive-in.
Conforme o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, a preferência é pelo formato de sinalização no chão, porém, frisa que a escolha depende do cenário da pandemia, ou seja, a bandeira do modelo de distanciamento controlado vigente na época:
— Se acontecer de voltar à bandeira vermelha, vamos seguir à risca — destaca, acrescentando que, neste caso, o evento terá apenas decoração alusiva à data, assim como Gramado.
Ainda de acordo com o secretário, não há investimento de recursos públicos no evento. Os patrocinadores, segundo ele, estão cientes de que os espetáculos só serão realizados se o contexto pandêmico permitir.
Em 2019, cerca de 2 milhões de pessoas prestigiaram a programação do Sonho de Natal. Para este ano, a expectativa é de 40% desse público:
— Não vai importar a quantidade de pessoas, mas a segurança delas.
Fábrica dos Sonhos
A edição deste ano terá a decoração temática e o espetáculo Fábrica de Sonhos, que vai aliar projeções mapeadas, música, narrações e artes visuais com a descida do Papai Noel da torre da Catedral de Pedra, além das Paradas de Natal, que serão realizadas nos parques de Canela.
Também serão realizadas lives com o Papai Noel. Nelas, serão apresentados espetáculos que fizeram sucesso em Canela. Outra atração prevista é o projeto Árvores do Sonho. Comerciantes e entidades serão convidados a decorar pinheiros natalinos na Avenida Júlio de Castilhos. Toda a programação é gratuita.