O Governo do Estado divulgou na tarde desta segunda-feira (14) o mapa definitivo da 19ª rodada do Distanciamento Controlado e a macrorregião de Caxias do Sul irá permanecer na bandeira laranja. No mapa preliminar, divulgado na sexta-feira (11), a Serra havia ficado na bandeira vermelha. A região recorreu e o governo deferiu o pedido de reconsideração.
Leia mais
Com expectativa pela manutenção de bandeira laranja, mais 57 escolinhas podem reabrir em Caxias
Com isso, as escolas de educação infantil, que reabriram na semana passada, poderão continuar atendendo normalmente (em caso de bandeira vermelha, a atividade não é permitida).
Cento e dez escolinhas já foram autorizadas a recomeçar as atividades em Caxias. Um levantamento preliminar do Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares de Caxias do Sul (Sinpré) aponta que cerca de 900 a 1 mil crianças voltaram às escolas, sendo que 200 retornaram nesta segunda-feira (14). Outros alunos voltaram ainda na quinta-feira (10), quando 44 escolas obtiveram a liberação depois de quase seis meses fechadas.
Além da Serra, a região de Guaíba teve o recurso deferido e permanece na bandeira laranja. As regiões de Erechim, Passo Fundo e Santa Maria continuam na bandeira vermelha, assim como Porto Alegre e Palmeira das Missões (estas duas últimas não recorreram). Das regiões em vermelho, somente Santa Maria não adota o sistema de cogestão, assumindo protocolos próprios.
A bandeira fica vigente de 0h desta terça-feira (15) até as 23h59 da próxima segunda-feira (21). Os mapas preliminares são divulgados sempre às sextas-feiras.