O ambulatório de campanha montado em Nova Petrópolis será desativado a partir desta quinta-feira (1º). A decisão foi tomada pelo comitê de crise contra o coronavírus do município diante da diminuição de diagnósticos da doença no início de setembro. A estrutura, no Centro de Eventos da cidade, não chegou a ser utilizada.
O serviço, voltado a casos leves e moderados de covid-19, foi um complemento aos já instalados na cidade em caso de aumento expressivo da contaminação por coronavírus, com o objetivo de garantir que não houvesse esgotamento da estrutura. No entanto, a secretária municipal da Saúde, Cláudia Pires, explica que o controle da doença colaborou para a ociosidade do espaço estruturado no início de abril com 39 leitos que nunca foram usados para internações:
— Para receber pacientes no quarto, não (usamos). A gente usou agora durante um mês uma parte dos ambulatórios mais para fazer as testagens de final de isolamento. Então, a gente colocou uma equipe de médicos e enfermeiros, e usou só uma parte dessa estrutura.
Os itens e materiais doados pela comunidade para a instalação do ambulatório agora serão remanejados para o Hospital Nova Petrópolis e para os postos de saúde. O investimento do município foi de quase R$ 150 mil, incluindo recursos do Fundo Nacional da Saúde e próprios da prefeitura. O valor foi aplicado na locação de estruturas e equipamentos, além da compra de materiais de limpeza.
Com a desmontagem do ambulatório, a equipe do Disque Coronavírus será realocada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Piá. A comunidade pode contatar o Disque Coronavírus pelo e-mail disquecoronavirus@novapetropolis.rs.gov.br; pelo fone ou WhatsApp do número (54) 9.9983-7163 ou ainda pelo link https://wa.me/555432982660.
Leia também
População de Caxias encaminha cerca de 20 questionamentos para audiência do transporte coletivo
Escola municipal de Vila Seca, em Caxias do Sul, aguarda cobertura de quadra esportiva há mais de nove anos
Prefeitura de Flores da Cunha confirma quinta morte por coronavírus