A Rua Tronca, em Caxias do Sul, deve ter o trânsito liberado no cruzamento com a Marechal Floriano até a próxima semana. A via está totalmente bloqueada desde o dia 21 de julho devido a obras de construção de faixas de ônibus em concreto na Marechal.
Leia mais
Obra nas faixas de ônibus da Rua Marechal Floriano, em Caxias, começa com retirada de estacionamentos
Obras bloqueiam a Rua Tronca no cruzamento com a Marechal Floriano, em Caxias
Trânsito na Rua Marechal Floriano, em Caxias, ficará bloqueado a partir desta quarta-feira
A interrupção foi necessária para que as equipes preparassem o solo e aplicassem o concreto no cruzamento. A colocação do material começou no dia 25 de agosto, mas para que os veículos possam circular sobre o pavimento é preciso aguardar a chamada cura do concreto. O período é de cerca de 28 dias.
De acordo com o secretário de Trânsito, Alfonso Willembring, com o prazo já cumprido, a liberação do fluxo no cruzamento depende apenas do nivelamento da pista, com a aplicação do asfalto nas bordas do corredor. A expectativa é realizar o acabamento ainda nesta semana. Porém, com a previsão de chuva, é mais provável que o desbloqueio ocorra entre os dias 5 e 9 de outubro. O motivo é umidade, que prejudica a qualidade do asfalto.
Já a Marechal ainda não tem prazo de liberação no cruzamento com a Rua Antônio Prado. O fluxo está totalmente interrompido no ponto desde o dia 2 de setembro para reconstrução de uma galeria de esgoto que cruza a pista. O reparo não estava previsto inicialmente no projeto de construção dos corredores, mas as equipes identificaram problemas na estrutura.
— Sabe aquelas crateras enormes que abrem nas ruas de uma hora para outra? Ali corria esse risco — lembra Willembring.
Além do ponto de bloqueio total, a Marechal segue em meia pista entre as ruas Sarmento Leite e Os 18 do Forte. Já a Rua Antônio Prado segue em meia pista no cruzamento com a Marechal, também devido a intervenções na rede de esgoto.
A implantação das faixas de ônibus em concreto começou em 13 de julho e é uma das etapas de implantação da troncalização norte-sul do transporte coletivo. Além da Marechal Floriano, que terá corredor entre a Sarmento Leite e a Rua Bento Gonçalves, a própria Bento terá faixas em concreto entre a Rua Coronel Flores e a Rua do Guia Lopes. Ao todo, as obras estão orçadas em R$ 5 milhões e tem conclusão prevista para maio de 2021.