A Rua Marechal Floriano, em Caxias do Sul, terá novas restrições devido à construção das faixas de ônibus em concreto. O impacto será na quadra entre as ruas Os Dezoito Forte e Sinimbu, que ficará em meia pista. As intervenções estavam previstas para começar nesta quarta-feira (30), mas foram adiadas devido à chuva. Dessa forma, o trabalho deve começar assim que o tempo firmar.
Leia mais
Rua Tronca, em Caxias, terá trânsito liberado até a próxima semana
Obra nas faixas de ônibus da Rua Marechal Floriano, em Caxias, começa com retirada de estacionamentos
Trânsito na Rua Marechal Floriano, em Caxias, ficará bloqueado a partir desta quarta-feira
Com o avanço das obras, a parada de ônibus na esquina da Marechal com a Sinimbu será transferida para a Rua Visconde de Pelotas, entre as ruas Os 18 do Forte e Sinimbu. A alteração vai impactar 17 linhas do transporte coletivo (confira abaixo). Embora as intervenções na Marechal dependa das condições climáticas, as mudanças nos itinerários entram em vigor já nesta quinta-feira (1).
— Todo o estacionamento entre a Visconde de Pelotas e a Sinimbu está sendo suprimido do lado direito porque ali vamos fazer a parada de todos os ônibus durante o período da obra na Rua Marechal Floriano. As pessoas que vão para o centro e precisam ir para o lado de São Pelegrino podem estranhar porque o ônibus vai dobrar na Visconde — explica o secretário de Trânsito, Alfonso Willembring.
De acordo com a Secretaria de Trânsito, as novas escavações também vão acarretar em estreitamento da Rua Os Dezoito Forte no cruzamento com a Marechal Floriano. Por isso, as alternativas aos motoristas que quiserem evitar transtornos são as ruas Pinheiro Machado, Vinte de Setembro e Visconde de Pelotas. A previsão é de que as restrições e consequente mudança nas linhas do transporte nessa nova frente de trabalho durem cerca de três meses.
Com a nova frente de trabalho, a expectativa é iniciar a liberação dos primeiros trechos onde houve intervenção na faixa de ônibus. Na próxima semana, por exemplo, está prevista a liberação da Rua Tronca no cruzamento a Marechal, que tem bloqueio total desde julho. A partir da normalização do trânsito na via, deve se iniciar o bloqueio da Rua Dal Canale, que não chegou a ser interrompida até agora, embora as escavações já tenham sido iniciadas no entorno.
— A Antônio Prado, devido à importância que tem, creio que vamos realizar sem obstrução total. Metade em uma etapa e metade em outra, aí termos sempre meia pista liberada sempre — revela Willembring.
A faixa de ônibus em concreto na Marechal Floriano ficará entre as ruas Sarmento Leite e Bento Gonçalves. Assim que as obras na via forem concluídas, a equipe iniciará a construção dos corredores na Bento Gonçalves, entre as Ruas Coronel Flores e Do Guia Lopes. Ao todo, as obras estão orçadas em R$ 5 milhões com conclusão prevista para maio de 2021.
AS MUDANÇAS
- L09 Cristo Redentor, L29 Iracema, L33 Castelo, L40 Jardim das Hortências, L57 Serrano e L98 Panazzolo/Vila Verde: os ônibus descem a rua Os 18 do Forte, acessam a Visconde de Pelotas e retornam aos bairros pela Sinimbu.
- L12 Aeroporto, L25 Galópolis, L43 Santa Corona, L51 Villa Lobos e L94 Vêneto: os ônibus sobem a rua Visconde de Pelotas e convertem na Sinimbu, seguindo itinerário normal de retorno aos bairros
- L08 Medianeira, L26 Bom Pastor, L67 São Caetano/Arcobaleno e L68 Gauchinha/Tisatto: os ônibus passam a fazer itinerário pela rua Coronel Flores até a Bento Gonçalves, acessando a rua Moreira César e retornando aos bairros pela rua Pinheiro Machado.
- LC73 Coletora Leste e LC74 Coletora Oeste: os ônibus seguem pela rua Visconde de Pelotas.