Há cinco dias do prazo em que as aulas presenciais poderão ser retomadas, três cidades da Serra decidiram autorizar o retorno gradual às escolas. As prefeituras de Bento Gonçalves, Canela e Caxias do Sul vão permitir que a Educação Infantil da rede privada recomece as aulas a partir da próxima terça-feira (8). Já Vacaria definiu que a rede municipal não volta em setembro, e analisa se autorizará as escolas privadas. Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos devem decidir a questão até o sexta-feira.
Confira o posicionamento de prefeituras:
Bento Gonçalves: a prefeitura autorizou o retorno das escolas de Educação Infantil privadas a partir de terça-feira. Nas creches da rede pública, o retorno está marcado para o dia 14. Além de cumprir os requisitos dos protocolos de segurança, que serão fiscalizados, as escolas terão que atuar com 50% da capacidade das salas de aula. Caso a demanda ultrapasse esse limite, as escolas terão que definir um rodízio de alunos. Outra medida implantada é a testagem de todos os profissionais das escolas antes da volta às aulas.
O prefeito Guilherme Pasin ressaltou que o retorno é facultativo. Alunos que permanecerem em casa continuarão tendo acesso às aulas remotas e aqueles que estiverem com dificuldades na aprendizagem poderão solicitar reforço para os professores. Os estudantes que não retornarem terão as vagas garantidas, inclusive aqueles que são beneficiados pela compra de matrículas pelo poder público na rede privada. Em relação aos outros níveis de ensino, a definição ocorrerá posteriormente.
Canela: a partir de terça-feira, estarão liberadas para funcionar as escolas particulares de Educação Infantil. Já no dia 21, retornam as infantis da rede pública e as conveniadas com o município, além do Ensino Médio público e privado e do Ensino Superior. Será exigido protocolo de segurança sanitária conforme as diretrizes do Estado. Tanto na rede pública quanto na privada, pais e responsáveis terão o direito de não mandar os filhos às escolas, caso não se sintam seguros, mas deverão registrar essa preferência por escrito. Para esses casos, as instituições deverão proporcionar acesso a atividades remotas. Em relação ao retorno do Ensino Fundamental, a prefeitura pretende seguir o calendário proposto pelo Governo do Estado: dia 28 de outubro para os anos finais e 12 de novembro para os anos iniciais. Porém, se o contexto permitir, Canela poderá antecipar o retorno.
Caxias do Sul: as escolas de Educação Infantil particulares estão autorizadas a recomeçar as aulas presenciais na próxima terça-feira. Para isso, precisam da aprovação de um plano de contingência. Já foram cerca de 140 documentos apresentados à prefeitura desde que essa possibilidade foi aberta no final de julho. No entanto, até agora, apenas 27 foram aprovados (a relação consta no site da prefeitura). As escolas municipais continuarão fechadas. O cronograma de volta às escolas de alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Superior dependerá de como o sistema de saúde será afetado pelo retorno das escolinhas. Conforme a secretária municipal da Educação, Flávia Vergani, a avaliação vai ocorrer a partir das próximas duas semanas, quando a prefeitura irá analisar se as atividades escolares presenciais vão sobrecarregar o sistema de saúde, devido ao adoecimento de crianças ou familiares, com a maior circulação.
Farroupilha: a prefeitura avalia a retomada junto à rede escolar e aos órgãos de saúde, mas considera o retorno ainda prematuro. Nesta sexta-feira, o Comitê de Atenção ao Coronavírus vai se reunir para discutir o assunto.
Flores da Cunha: a prefeitura está realizando reuniões para discutir a possibilidade de retorno.
São Marcos: a prefeitura realiza reuniões até sexta-feira para discutir a retomada.
Leia também:
ExpoBento e Fenavinho ficam para 2021
Como o enfrentamento da covid pode mobilizar as associações de municípios com outras demandas regionais
Vacaria: a prefeitura decidiu que a rede municipal (Educação Infantil e Ensino Fundamental) não retorna em setembro. No fim do mês a prefeitura fará uma nova avaliação do cenário. Em relação à rede particular, as escolas já tiveram os planos de contingência aprovados pelo Centro de Operação de Emergência em Saúde (COE), mas o Conselho Municipal de Educação ainda vai analisar, até sexta-feira, se a retomada das atividades presenciais será autorizada a partir de terça-feira.
AS DATAS: confira o calendário de retorno das aulas presenciais autorizado pelo governo estadual
Educação Infantil: 8 de setembro
Ensino Médio e Ensino Superior: 21 de setembro
Rede estadual: 13 de outubro
Ensino Fundamental (anos finais): 28 de outubro
Ensino Fundamental (anos iniciais): 12 de novembro