Morreu no início da tarde desta quinta-feira (17) a oitava vítima de coronavírus que morava no Santa Ana Residencial Geriátrico, em Gramado. Segundo a prefeitura, trata-se de uma mulher de 80 anos, que estava internada na UTI do Hospital São Miguel desde o dia 11 de setembro. A vítima possuía outras comorbidades.
Leia mais
Prefeitura confirma 35 casos relacionados a surto em asilo de Gramado
MP de Gramado analisa surto de coronavírus em casa asilar que teve sete mortes
O lar de idosos teve surto da doença notificado há uma semana, na tarde de quinta-feira (10). Os primeiros diagnósticos positivos para a covid-19 no local ocorreram no dia 3 de setembro, quando 21 dos 30 idosos foram identificados com a infecção. Até a manhã desta quinta, dois colaboradores do Santa Ana Residencial Geriátrico estavam internados e três idosos que residem no espaço estavam na UTI. A sétima morte de um paciente que residia no local foi registrada nesta quarta-feira (16).
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade desta quinta-feira, o prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, confirmou 35 casos de coronavírus relacionados ao surto no residencial. Desse total, 22 são idosos, 12 funcionários e um é um prestador de serviços.
Até a publicação desta reportagem, a morte mais recente ainda não estava contabilizada nos números da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e, portanto, não constava na estatística nacional. A SES atualiza o boletim diariamente, mas pode levar alguns dias para cada vítima entrar na contagem, o que gera uma discrepância momentânea.
Gramado soma, até o início da tarde desta quinta-feira, 975 casos positivos de coronavírus, dos quais 918 estão recuperados. Este é 20º óbito por covid-19 no município.