Moradores de Nova Prata, na Serra, já podem marcar consultas de perícia médica para a agência do INSS da cidade. O profissional que atua na unidade abriu a agenda na manhã desta quarta-feira (30), com os primeiros atendimentos previstos para o dia seguinte.
Leia mais
Três agências do INSS seguem sem perícia médica na Serra
Agência do INSS em Caxias reabre sem serviço de perícia médica
Com retomada das perícias presenciais, mais de 40 pessoas serão atendidas no INSS de Caxias nesta segunda
A categoria não confirmou à direção da agência a retomada das consultas presenciais, mas a disponibilização de horários para atendimento é um forte indicativo. O perito que atua na cidade já trabalhava presencialmente na agência, mas até então realizava serviços internos.
Segundo a gerente da unidade, Juliane Donatello Maschio, até as 9h45min desta quarta, três pessoas haviam agendado o procedimento. Dessa forma, ainda há horários disponíveis para esta quinta, embora não se saiba o número exato. As consultas podem ser marcadas pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
— Antes da pandemia eram 15 perícias por dia. Como não temos controle sobre a agenda, não sabemos como ficará agora — explica Juliane.
A última vistoria realizada na agência de Nova Prata ocorreu na semana passada e foi realizada pelos próprios médicos peritos. Anteriormente, equipes do próprio INSS também haviam realizado a verificação. As salas de consulta não precisaram passar por readequação estrutural, mas foram disponibilizados barreiras de acrílico, viseiras e álcool gel, entre outros equipamentos de segurança.
Na Serra, as agências de Farroupilha e Garibaldi também não retomaram a perícia médica. Cada uma tem um profissional. Uma vistoria foi realizada na tarde desta terça-feira (29) em Farroupilha por peritos médicos. Segundo o gerente regional do INSS, Cristiano Koch, a instituição não foi informada das conclusões, mas existe uma expectativa de retorno até o fim da semana, já que, na avaliação dele, não há restrições para atendimento.
Já em Garibaldi, o retorno já está autorizado, mas o profissional responsável sofreu um acidente e ficará afastado por 30 dias. Em Caxias do Sul, Canela, Bento Gonçalves e Vacaria, as outras cidades da Serra que oferecem perícia médica, as consultas presenciais já foram retomadas.