A prefeitura de Gramado confirmou mais uma morte relacionada a um surto de covid-19 registrado em um lar de idosos do município. A quarta vítima é uma mulher de 76 anos que faleceu na manhã desta sexta-feira (11). Ela tinha comorbidades e estava internada desde o último dia 4 na unidade clínica do Hospital São Miguel.
Outras três idosas, de 83, 87 e 92 anos, residentes do mesmo lar de idosos privado, morreram entre quarta (9) e sexta- feira. No total, Gramado tem 16 mortes relacionadas ao coronavírus.
Em nota, o Centro de Operações de Emergências (COE) de Gramado informou que a Vigilância Epidemiológica tomou conhecimento de idosos sintomáticos na casa geriátrica no dia 3 de setembro, à noite, por meio da equipe do hospital e pelo responsável técnico da residência. Até o momento, 65 pessoas foram expostas, das quais 20 testaram positivo para a covid-19, entre funcionários e idosos. Além disso, oito tiveram resultado negativo, 34 têm exames em análise e três ainda não coletaram amostras.
Até a publicação desta reportagem, a morte mais recente ainda não estava contabilizada nos números da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e, portanto, não constava na estatística nacional. A SES atualiza o boletim diariamente, mas pode levar alguns dias para cada vítima entrar na contagem, o que gera uma discrepância momentânea.
Leia mais:
Instituições de Ensino Superior da Serra se articulam após definição de calendário de restrições estudantis do governo do Estado
Cerca de 100 professores estão no grupo de risco para a covid-19 na rede estadual de Caxias e região
Após seis meses na Serra, a pandemia de coronavírus exige novos desafios