Foram iniciadas nesta sexta-feira (18), vistorias em agências do INSS que pertencem à executiva de Caxias do Sul. Elas ocorreram pela manhã, nas unidades de Vacaria, Nova Prata e Farroupilha. Na semana que vem ocorrem em Garibaldi, na segunda-feira (21); Caxias do Sul e Bento Gonçalves na terça-feira (22); e Canela na quarta-feira (23).
Leia mais
INSS continua sem perícia médica em Caxias do Sul
INSS diz que perito que não comparecer ao trabalho terá salário descontado
A gerente da executiva do INSS, Elenilce Tomiello, afirma que a vistoria é feita com participação de representantes locais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a partir de uma lista recebida por ofício do Ministério da Economia, com itens a serem verificados para garantir o retorno gradual e seguro do atendimento presencial à pericia médica nas agências.
— Ao ser concluído o relatório de inspeção, caso haja necessidade de medidas adicionais por parte do INSS, elas serão reportadas ao setor responsável para que providencie os ajustes necessários para a retomada segura dos atendimentos presenciais na perícia médica. Finalizado isso, a coordenação geral da perícia médica vai informar as unidades disponíveis, dentro dos critérios de segurança exigidos pro retorno das atividades — explica a gerente.
Somente em Caxias do Sul, mais de 130 pessoas ficaram sem atendimento nesta semana. Estes e os que estão agendados para os próximos dias serão remarcados assim que o serviço voltar a ser prestado — uma retomada ainda sem previsão.
"Vacaria está pronta para atender", diz gerente local
A agência de Vacaria, que passou por vistoria nesta sexta-feira, já atendia aos critérios da Associação dos Médicos Peritos (ANMP), que realizou uma verificação antes da reabertura, no dia 8 de setembro. Ainda assim, os atendimentos não foram retomados no local.
— A nossa estava entre as 12 que anunciaram estar aptas, mas a associação manteve a decisão de não retornar. Hoje tivemos uma nova vistoria, assinada pela OAB e com presença da Câmara Municipal de Vereadores. Passamos em todos os critérios, Vacaria está pronta para atender — afirma a gerente do INSS no município, Rosaura Silveira Vieira.
Nas demais unidades abrangidas por Caxias do Sul, a associação representativa constatou que não havia segurança para o trabalho devido à pandemia de covid-19. Nesta quinta-feira, o INSS anunciou que as faltas dos peritos serão registradas e descontadas dos salários.