Um ciclone extratropical deve se formar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (2) e manter as nuvens bastante carregadas. O fenômeno não deve reunir as características de um ciclone bomba perto do continente como o registrado entre os dias 30 de junho e 1 de julho de 2020.
De acordo com a Somar Meteorologia, há chance de rajadas de vento maiores que 70 km/h em todo o litoral gaúcho. Também há um alerta da Defesa Civil de Porto Alegre para ventos que podem chegar a 80 km/h. Também existe previsão de granizo para pontos isolados do Estado.
Na Serra, o dia amanhece com céu encoberto, e muita neblina como tem ocorrido nos últimos dias. A quarta deve ser marcada por chuva em pontos isolados durante o dia, intercalando com períodos de melhora. Há cidades em que o sol aparece ainda nas primeiras horas e pode predominar durante o dia, mas há previsão de pancadas de chuva para todas as cidades da região, alternando com sol e tempo firme durante o dia.
O frio, por outro lado, dá uma trégua no começo do dia: os termômetros que tem estado abaixo dos 10°C ao amanhecer, aumentam nesta quarta. Para se ter uma ideia a temperatura mais baixa da madrugada foi registrada em Cambará do Sul, que marcou 10,4°C. Em Vacaria, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela e Serafina Corrêa, as mínimas oscilaram entre 13°C e 14°C. As máxima chegam aos 24°C ma Serra.
Nas regiões Norte e Noroeste, o sol deve aparecer, mas o tempo vira com a chegada da chuva na parte da noite. Na quinta-feira (3), a chuva deve se intensificar nessa área.