Os 88 alunos do Ensino Médio da escola Alfredo Aveline, em Bento Gonçalves, poderão retornar às aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (21). A prefeitura publicou, na terça-feira (15), decreto em que autoriza a volta dos estudantes. O modelo aplicado será híbrido.
Os estudantes participarão de atividades por uma semana na escola e outra de forma remota. As turmas serão divididas em duas, com a capacidade da sala limitada a metade. O horário de aula será das 7h20min às 11h05min.
Conforme a secretária da Educação, Iraci Luchese Vasques, a escola fará uma triagem com as famílias para definir o período de frequência de cada aluno. Os responsáveis legais têm a prerrogativa de autorizar ou não o retorno à escola. Os estudantes que precisarem de transporte escolar terão o serviço à disposição — nesta escola, são apenas dois.
— Como a gente está organizado, com a Educação Infantil dando certo, e as escolas preparadas, temos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), é o momento de retorno — afirma a secretária.
Os professores serão testados para o coronavírus nos próximos dias. Só depois disso, conforme a secretária, será possível saber se algum deles não poderá retornar à sala de aula.
A Alfredo Aveline é a única escola de Ensino Médio da rede municipal. As particulares desse nível de ensino, assim como da Educação Superior e as Técnicas, também podem retomar os atendimentos presenciais na segunda-feira em Bento Gonçalves. De acordo com a secretária, todas as instituições municipais e particulares já têm planos de contingência aprovados. A rede estadual tem previsão de retorno em 13 de outubro em todo o RS e os protocolos estão a cargo do próprio Estado.
A administração municipal de Bento Gonçalves também pretende seguir o cronograma estadual para o Ensino Fundamental, que permite a reabertura das escolas entre 28 de outubro e 12 de novembro.