Além do desafio de garantir a segurança sanitária para uma possível volta às aulas presenciais, a Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul terá de rever o quadro de professores. Cerca de 300 não poderão frequentar as escolas por estarem nos grupos de risco para a covid-19, segundo a a secretária municipal da Educação, Flávia Vergani. O número representa quase 8% dos mais de 3,8 mil docentes da rede municipal de ensino.
O município ainda não definiu se autorizará o retorno das atividades presenciais para os ensinos Fundamental, Médio e Superior conforme o calendário do Governo do Estado, que abre a possibilidade de escalonamento para a volta entre 21 de setembro e 12 de novembro. Por enquanto, está definido que as escolas particulares de Educação Infantil poderão reabrir na próxima terça-feira (8), desde que tenham um plano de contingência aprovado pelo município – até agora, 27 dos mais de 140 documentos apresentados já foram avalizados – e que Caxias esteja na bandeira laranja ou amarela do sistema de distanciamento controlado.
Em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra nesta quinta-feira (3), Flávia reafirmou que a volta presencial para os demais níveis de ensino vai depender da evolução do quadro de contaminação nas próximas duas semanas. Ela admitiu também que o número de professores afastados por estarem no grupo de risco terá um impacto importante para a rede:
— É um número muito significativo, mas temos que pensar que nós não podemos deixar os nossos colegas correrem riscos porque não podemos, caso a gente reabra, o que não estamos cogitando nesse primeiro momento, é ter mais professores doentes. Então, é um planejamento que está nos exigindo também um plano B, se casos outros colegas, além desses, adoecerem.
Leia mais
"Fazemos um apelo para que os pais sejam parceiros", diz titular da 4ª CRE, em Caxias, sobre volta às aulas presenciais
Escolas infantis da rede particular serão as primeiras a retomar as atividades em Caxias do Sul
Presidente da Amesne afirma que maioria das prefeituras tem plano pronto para retorno das aulas na Serra
Governo propõe retomada gradual das aulas presenciais a partir de 8 de setembro, começando pela Educação Infantil
Prefeituras de Bento Gonçalves e Canela autorizam retorno da Educação Infantil privada a partir de terça-feira
Volta presencial de outros níveis de ensino está indefinida em Caxias
Conforme a secretária, caso ocorra o retorno presencial, deverá ser adotado o aumento da carga horária de professores concursados para suprir esse déficit deixado pelos profissionais do grupo de risco.
Preparação – Cada escola terá de fazer um plano de contingência para a volta das atividades. Segundo a secretária, a pasta trabalha com equipes diretivas nesse processo. Ela conta que as instituições já receberam termômetros para acompanhar se a comunidade escolar apresenta febre, que é um dos sintomas do coronavírus, e também já iniciaram a compra de tapetes de higienização dos calçados, além das sinalizações para manutenção do distanciamento.
Ouça a entrevista na íntegra: