O governo federal enviou 15 médicos cubanos para Caxias do Sul e, ao longo de setembro, eles foram alocados em postos de saúde da cidade. Os profissionais reforçam a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Com a chegada desses profissionais, houve uma expansão de seis novas equipes nos bairros Belo Horizonte, Pioneiro, Bela Vista, Cruzeiro, Desvio Rizzo e Planalto.
O município já contava com outros nove profissionais estrangeiros integrantes do programa federal Médicos Pelo Brasil. No total, agora são 55 equipes de ESF espalhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), formadas inclusive por médicos contratados pelo município. Conforme o diretor de Atenção Básica, Dino De Lorenzi, a expectativa é que outro médico enviado pela União chegue a Caxias em outubro.
A ESF é composta por equipe multiprofissional, que possui, no mínimo, médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Também há equipe de Saúde Bucal, composta por cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico da área.
*Colaborou Tahena Irigoyen