Uma ação da Brigada Militar (BM) resultou na identificação de 12 pessoas descumprindo medidas de isolamento social entre a noite desta sexta-feira (25) e a manhã deste sábado (26) em Farroupilha. Os abordados estavam espalhados pelos loteamentos Altos da Julieta, São Francisco e São Luís, uma loja de conveniência e um bar vistoriados pela chamada Patrulha do Barulho. Os policiais também realizaram uma barreira de trânsito na Rua Pinheiro Machado.
Conforme o chefe de inteligência do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM), tenente Elton Silveira, as abordagens ocorreram após os policiais identificarem que as pessoas estavam reunidas e não utilizavam máscaras. Todos assinaram um termo circunstanciado (TC) se comprometendo a se apresentar à Justiça em data que será marcada. A lavratura dos termos se baseou no artigo 268 do Código Penal, que prevê detenção de um mês a um ano e multa para quem "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa".
— As pessoas receberam voz de prisão, mas como concordaram em assinar o termo circunstanciado, foram liberadas — explica Silveira.
Outro termo circunstanciado foi emitido para o motorista de um veículo flagrado durante a blitz da Rua Pinheiro Machado realizando manobras perigosas. Ele também foi liberado, mas teve o veículo recolhido.
Ao todo, a operação abordou 87 pessoas e vistoriou sete estabelecimentos. Na blitz, foram 79 veículos fiscalizados e 13 atuados por infrações diversas. Dois veículos foram recolhidos. A ação contou com o apoio das câmeras de monitoramento integradas à nova central de controle, montada na sede da Guarda Municipal, para identificar os pontos de aglomeração.