A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Vacaria, abre as portas para atendimento de perícias agendadas pelo segundo dia seguido nesta semana. Os usuários começaram a ser recebidos na segunda-feira (21) após vistorias no local.
Conforme a chefe do setor de benefícios da sede do município dos Campos de Cima da Serra, Ana Paula Peruchin de Souza, doze pessoas foram atendidas na segunda e outras doze serão recebidas nesta terça-feira. A agência conta com apenas um médico perito.
Segundo Ana Paula, o próprio profissional realizou uma vistoria na sede em 8 de setembro e ocorreu outra na última sexta-feira (18), efetuada pela gerência do INSS acompanhada de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Câmara de Vereadores da cidade.
Todos os atendimentos no INSS precisam ser agendados. Conforme a orientação do Instituto, os usuários precisam agendar pelo nº 135 ou no aplicativo Meu INSS. As agências de todo o Brasil voltaram ao trabalho presencial há cerca de uma semana, mas sem realização de perícia por uma decisão da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), que consideravam que os ambientes não estavam adequados quanto ao enfrentamento da pandemia.
Vistoria em Caxias - Às 10h desta terça-feira haverá vistoria na agência de Caxias do Sul, localizada na Rua Visconde de Pelotas, com presença confirmada da OAB. Conforme a gerente, Elenilce Tomiello, a gerência do INSS fará a conferência dos itens que precisam estar em dia para retorno em segurança sanitária aos profissionais. Médicos peritos foram comunicados da operação e podem acompanhar o processo.
Há uma semana, a reportagem constatou, no local, que 120 pessoas haviam agendado perícia para o dia enquanto as onze salas destinadas para o serviço permaneciam vazias. A reportagem havia tentado contato com representante dos médicos peritos de Caxias, mas a informação é de que posicionamentos oficiais são feitos apenas pela associação nacional. Na segunda-feira, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia informou que 149 peritos voltaram ao trabalho no Brasil.