Um policial do Pelotão Ambiental da Brigada Militar em Canela salvou, na manhã desta terça-feira (3), a vida de uma bebê de um mês. Usando uma técnica para casos de engasgo, o tenente Jeferson Zanini se tornou herói de Sofia de Freitas Viegas e da família dela.
Por volta das 9h30min, a mãe de Sofia, Roseli de Freitas, 33 anos, percebeu que a menina tinha se engasgado com leite enquanto dormia em casa. Com o pai da criança, Edson da Silva Viegas, 39, buscaram ajuda de um motorista que passava pelo bairro Vila Dante, onde a família mora. Com o deslocamento garantido, o pai das crianças ficou em casa com o irmão gêmeo de Sofia, Bryan, e orientou o homem a levar a criança e a mãe até o Pelotão Ambiental, devido à proximidade da casa deles.
O tenente Zanini estava sozinho no local, que fica a menos de cinco quilômetros da casa da família, ouviu a buzina de um carro e saiu correndo ao saber que a criança não estava respirando. Pela primeira vez, ele usou a Manobra de Heimlich em uma criança — o tenente colocou Sofia de bruços, com a cabeça levemente para baixo e, então, fez uma pressão leve nas costas.
O tempo entre a chegada da criança e o fim do atendimento pareceu uma eternidade para o Zanini, que não consegue lembrar exatamente quanto tempo durou. Roseli diz que desde a remoção de casa até o salvamento foram cerca de 10 minutos. O tenente se emociona ao relembrar a história:
— É uma gratificação porque a gente é pai de família e sabemos que em um momento desses os pais procuram de tudo para que a criança se restabeleça. Então é bem gratificante saber que o pior não aconteceu.
Depois do primeiro atendimento no Pelotão Ambiental, a mãe levou Sofia para casa para buscar documentos e, em seguida, para o Hospital de Canela para o atendimento posterior. Para a mãe, o tenente era a pessoa certa no lugar certo, o que garantiu que a menina ficasse bem.
— Chegando ali, ele fez os primeiros socorros. Depois fomos para o hospital com ela. Mas ela já saiu dali bem, sorrindo para ele.
Até as 15h30min desta terça, a menina seguia em observação e, conforme Roseli, passava por exames.