O informe epidemiológico sobre o covid-19 desta segunda-feira, da Secretaria Estadual da Saúde, traz cinco casos suspeitos de coronavírus na Serra. Nele constam os dois de Farroupilha e um em Caxias do Sul, mas, possivelmente, por um equívoco, já que permanecerem sendo dois, conforme a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS). A novidade são duas suspeitas – uma em Flores da Cunha e outra em Guaporé – totalizando seis casos na Serra e 74 no RS.
Leia mais
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de coronavírus na Serra
Caxias do Sul tem dois casos suspeitos de coronavírus
Farroupilha, na Serra, investiga dois casos de coronavírus
Municípios da Serra se preparam para cuidados em relação ao coronavírus
Infectologista de Caxias explica o que é o coronavírus e como se prevenir
De acordo com a prefeitura de Flores da Cunham, a paciente, uma jovem de 26 anos, foi internada no Hospital Nossa Senhora de Fátima, na sexta-feira, após apresentar sintomas ao retornar de um cruzeiro aos Emirados Árabes e Bahamas. Ainda segundo a prefeitura, depois de ficar em isolamento, a paciente passou por exames que descartaram a suspeita. Porém, os órgãos de controle e vigilância estadual e federal não haviam sido informados até o começo da noite desta segunda.
Ocorre que, segundo a coordenadora da 5ª CRS, Tatiane Fiorio, outros dois casos devem entrar na lista de suspeitos da Serra nesta terça. Tatiane não diz quais as cidades, apenas que são duas diferentes daquelas que já figuram no rol, o que totalizariam oito situações sendo investigadas.
No Brasil, até esta segunda estavam confirmados dois doentes infectados, ambos em São Paulo e vindos da Itália. Ambos passam bem e nenhuma pessoa do convívio tem qualquer sintoma, informou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira. Segundo a pasta, o número deu um salto porque acumula novos casos que não foram atualizados no fim de semana.
O Rio Grande do Sul segue como segundo Estado com mais possíveis diagnósticos da doença, atrás apenas de São Paulo. São 74 acompanhamentos. Pela primeira vez, há casos suspeitos na região norte do Brasil, no Amazonas, em Roraima e Rondônia.
No Estado, o número de cidades com possíveis casos subiu de nove para 23, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Porto Alegre é a principal, com 43 pessoas em acompanhamento, seguida de Passo Fundo, com três.
No mundo, mais de 87 mil pessoas tiveram diagnóstico confirmado para coronavírus e quase 3 mil morreram, segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).